mdoc residencia de cinema

Plano Frontal


Residência
Fotográfica

25jul
a3ago

© André de Abreu

Projeto fotográfico
Orientado por Pedro Sena Nunes


Objetivos

Plano Frontal Residência Fotográfica vai ocorrer em Melgaço, de 25 de julho a 3 de agosto de 2025, no âmbito de MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo desta res dência fotográfica é contribuir para um arquivo sobre Melgaço, dotar o Espaço Memória e ronteira de obras que abordem a região, promover a fotografia e o aparecimento de novos fotógrafos.

Três jovens fotógrafos realizarão, durante dez dias, um projeto sobre temas locais que lhes serão propostos.


Destinatários

Plano Frontal_Residência Fotográfica tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação.
A Residência dirige-se a todos os que procuram viver uma experiência cinematográfica única, cujo objetivo é produzir um documentário e participar nas atividades do festival.

A organização garantirá lojamento e alimentação, de 25 de julho a 4 de agosto, e providenciará apoio logístico para os participantes se deslocarem aos locais de registo fotográfico.


Seleção

Os participantes serão selecionados através da análise de candidaturas.


Orientação
e equipa de apoio

Os participantes serão orientados por Pedro Sena Nunes, realizador/tutor com larga experiência profissional e pedagógica.

Todo o trabalho será enquadrado e apoiado por uma equipa formada por Rui Ramos, João Peixoto e João Gigante, tutor assistente. A coordenação geral é de Carlos Eduardo Viana.


Bolsa

Inscreve-te e candidata-te a uma bolsa para a residência fotográfica.

Se fores selecionado(a) vais usufruir de uma bolsa individual de 2.000€, que dará direito a:

As inscrições para a Residência Fotográfica estão encerradas.

Regulamento . Residência Fotográfica Ficha de Inscrição
pedro sena nunes

Pedro Sena Nunes

Realizador / Tutor

Realizador português, produtor, fotógrafo, professor e programador cultural. Concluiu o Curso de Cinema depois de frequentar o curso de Engenharia de Máquinas. É co-fundador da Companhia Teatro Meridional, na qual se responsabilizou pelo departamento de cinema e audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops sobre cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Foi bolseiro de várias instituições – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Ciências de Lisboa, Pépenières, Visions - Documentary European Course. Foi convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de fotografia, teatro, design, dança e cinema, com destaque para o Instituto Cinema e Audiovisual (ICA). Foi também co-fundador da Avanti.pt Associação de Cinema e Audiovisual e da Apordoc - Associação pelo Documentário. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, co-director artístico da Associação Vo'Arte e consultor de outras associações e projectos artísticos e educativos. Nos últimos 25 anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e experimentação, tanto documental quanto ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Forum Dança (dança), Instituto Piaget, Escola Ana Wilson, Glasgow Film and Video Workshop (GFVW), Centro Em Movimento (C.E.M.) e na ETIC (Escola de Tecnologias, Criação e Inovação), para além de professor e coordenador de projectos, assumiu a responsabilidade pela Área de Imagem e Som, do ensino profissional e técnico, desenhando cursos e criando projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral. Foi Director Criativo da ETIC e é coordenador pedagógico. Consultor na reforma do ensino artístico coordenado pelo Ministério da Educação. É investigador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e doutorando em artes performativas e imagens em movimento na Universidade de Lisboa (UL). Estreou o seu último filme "Geografia Humana".