mdoc residencia de cinema

Plano Frontal


Residência
Cinematográfica

25jul
a3ago

Fotograma do documentário AIRES

Queres realizar um documentário
orientado por Pedro Sena Nunes?

Se és finalista de uma escola do Ensino Superior de Cinema, de Audiovisuais ou de Comunicação, ou se concluíste recentemente a tua formação, inscreve uma equipa de três participantes (realizador(a), operador(a) de câmara e operador(a) de som) e candidata-te ao Plano Frontal - Residência Cinematográfica, que vai ocorrer em Melgaço, de 25 de julho a 3 de agosto de 2025, no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço.


Objetivos

• Promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas;

• Contribuir para um arquivo audiovisual sobre Melgaço e o seu concelho, dotando o Espaço Memória e Fronteira de documentários sobre o património imaterial da região.

Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, operadores de som e operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.


Destinatários

Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema, de Audiovisuais e de Comunicação, ou que tenham concluído recentemente a sua formação.

A Residência dirige-se a todos os que procuram viver uma experiência cinematográfica única, cujo objetivo é produzir um documentário e participar nas atividades do festival.

A organização garantirá alojamento e alimentação, de 25 de julho a 4 de agosto, e providenciará apoio logístico para as equipas se deslocarem aos locais de rodagem.


Seleção

Os participantes serão selecionados através da análise de candidaturas.


Orientação
e equipa de apoio

Os participantes serão orientados por Pedro Sena Nunes, realizador/tutor com larga experiência profissional e pedagógica. Todo o trabalho será enquadrado e apoiado por uma equipa de produção formada por Rui Ramos e João Peixoto, por uma equipa técnica formada por Daniel Deira e Miguel Arieira, e por João Gigante, tutor assistente. A coordenação geral é de Carlos Eduardo Viana.


Bolsa

Inscreve-te e candidata-te com uma equipa (realizador, operador de som e operador de câmara) a uma bolsa para a residência cinematográfica.

Se a equipa for selecionada vai usufruir de uma bolsa de 5.000€, que dará direito a:

As inscrições para a Residência Cinematográfica estão encerradas.

Regulamento . Residência Cinematográfica Ficha de Inscrição
pedro sena nunes

Pedro Sena Nunes

Realizador / Tutor

Realizador português, produtor, fotógrafo, professor e programador cultural. Concluiu o Curso de Cinema depois de frequentar o curso de Engenharia de Máquinas. É co-fundador da Companhia Teatro Meridional, na qual se responsabilizou pelo departamento de cinema e audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops sobre cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Foi bolseiro de várias instituições – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Ciências de Lisboa, Pépenières, Visions - Documentary European Course. Foi convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de fotografia, teatro, design, dança e cinema, com destaque para o Instituto Cinema e Audiovisual (ICA). Foi também co-fundador da Avanti.pt Associação de Cinema e Audiovisual e da Apordoc - Associação pelo Documentário. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, co-director artístico da Associação Vo'Arte e consultor de outras associações e projectos artísticos e educativos. Nos últimos 25 anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e experimentação, tanto documental quanto ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Forum Dança (dança), Instituto Piaget, Escola Ana Wilson, Glasgow Film and Video Workshop (GFVW), Centro Em Movimento (C.E.M.) e na ETIC (Escola de Tecnologias, Criação e Inovação), para além de professor e coordenador de projectos, assumiu a responsabilidade pela Área de Imagem e Som, do ensino profissional e técnico, desenhando cursos e criando projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral. Foi Director Criativo da ETIC e é coordenador pedagógico. Consultor na reforma do ensino artístico coordenado pelo Ministério da Educação. É investigador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e doutorando em artes performativas e imagens em movimento na Universidade de Lisboa (UL). Estreou o seu último filme "Geografia Humana".