Equipa

Plano Frontal

Pedro Sena Nunes

Pedro Sena Nunes


Coordenação e Tutoria

Realizador português, produtor, fotógrafo, professor e programador cultural. Concluiu o Curso de Cinema depois de frequentar o curso de Engenharia de Máquinas. É co-fundador da Companhia Teatro Meridional, na qual se responsabilizou pelo departamento de cinema e audiovisual. Entre Barcelona, Lyon, Sitges, Budapeste, Lisboa e Florença participou em cursos e workshops sobre cinema, fotografia, vídeo, teatro e escrita criativa. Foi bolseiro de várias instituições – Fundação Calouste Gulbenkian, Universidade de Ciências de Lisboa, Pépenières, Visions - Documentary European Course. Foi convidado para participar em conferências nacionais e internacionais. Foi júri em concursos e festivais de fotografia, teatro, design, dança e cinema, com destaque para o Instituto Cinema e Audiovisual (ICA). Foi também co-fundador da Avanti.pt Associação de Cinema e Audiovisual e da Apordoc - Associação pelo Documentário. É membro da Associação Portuguesa de Realizadores, co-director artístico da Associação Vo'Arte e consultor de outras associações e projectos artísticos e educativos. Nos últimos 25 anos tem-se dedicado simultaneamente à área da pedagogia, criando e dirigindo laboratórios dedicados à criação e experimentação, tanto documental quanto ficcional. Foi professor convidado na Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), Forum Dança (dança), Instituto Piaget, Escola Ana Wilson, Glasgow Film and Video Workshop (GFVW), Centro Em Movimento (C.E.M.) e na ETIC (Escola de Tecnologias, Criação e Inovação), para além de professor e coordenador de projectos, assumiu a responsabilidade pela Área de Imagem e Som, do ensino profissional e técnico, desenhando cursos e criando projectos pedagógicos e artísticos numa dimensão autoral. Foi Director Criativo da ETIC e é coordenador pedagógico. Consultor na reforma do ensino artístico coordenado pelo Ministério da Educação. É investigador do CLEPUL - Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias e doutorando em artes performativas e imagens em movimento na Universidade de Lisboa (UL). Estreou o seu último filme "Geografia Humana".


Rui Ramos

Rui Ramos


Produção

Rui Ramos, nasceu em Paris em 1971. Tem formação superior em direito, marketing e promoção turística. É sócio fundador e Director Executivo da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual. É o diretor de produção dos Festivais de Cinema dos ENCONTROS/ Festival de Cinema e Viana (2001-2025) e do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço (2014-2025). Foi diretor artístico e programador do Festafife – Festival Internacional de Teatro de Marionetas e Cinema de Animação (2007-2011) para a área do cinema de animação. Administrador e produtor da FORA DE CAMPO FILMES - Cooperativa de Responsabilidade Limitada (C.R.L.). É coordenador e fundador da Minho Film Commission. Diretor técnico da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães. Trabalha como consultor na área do turismo e é empresário.


Miguel Arieira

Miguel Arieira


Apoio Técnico

Miguel Arieira (1987) é licenciado (2010) em Tecnologia da Comunicação Audiovisual (área vídeo), pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Desde 2010 participa em projetos como freelancer para cinema, televisão e publicidade. Colabora com a AO NORTE desde 2012, participando na realização e produção de documentários e conteúdos audiovisuais, organização de festivais de cinema, bem como no trabalho formativo em escolas.


Sara Oliveira

Sara Oliveira


Produção Executiva

Sara Oliveira é do Porto, cidade que a viu nascer em 1974. É licenciada em Jornalismo Internacional na Escola Superior de Jornalismo do Porto e tem uma pós-graduação em Turismo Cultural na Universidade Portucalense, Infante D. Henrique. É movida por histórias, lugares, pessoas e narrativas. Viveu a liberdade e as grandes utopias dos anos 80. Foi jornalista quando ainda se usava gravador e bloco de notas e "surfou" a primeira vaga da internet em Portugal. Integrou a equipa de um dos primeiros indexadores nacionais - o AEIOU - mesmo antes do Google ser cool. Depois disso, mergulhou no universo da assessoria de imprensa. Trabalhou ainda em projetos desafiadores em áreas como a Cultura, o Turismo, a Indústria ou Ambiente. Entre palavras, ideias e causas, continua a escrever, a pensar a cultura, a comunicar projetos e ideias que acrescentem e transformem.