Prémio

Jean-Loup Passek

Melhor Documentário


Regulamento

  1. Os Prémios Jean-Loup Passek ocorrem no âmbito do MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço (de 28 de julho a 3 de agosto).
  2. MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço seleciona para 2025, documentários sobre os temas identidade, memória e fronteira. Os filmes devem manifestar o ponto de vista do autor sobre aspetos relacionados com questões sociais, individuais, culturais ou de identidade.
  3. Podem concorrer filmes terminados depois de 1 de janeiro de 2024.
  4. A data limite para inscrição de filmes é o dia 18 de maio de 2025.
  5. Para efetuar a inscrição, utilize as plataformas de inscrição online, Preço da inscrição por filme: 7€
    Film Freeway FestHome
  6. Os filmes inscritos devem ter legendas em inglês, à exceção dos filmes em língua inglesa;
  7. Podem concorrer filmes de longa-metragem (com uma duração igual ou superior a 60 minutos) e de curta e média metragem (filmes com duração inferior a 60 minutos).
  8. MDOC informará os inscritos da decisão da comissão de seleção dos filmes. Após a comunicação da seleção deverão ser enviados, durante a semana seguinte:

    Por correio eletrónico para melgaco@mdocfestival.pt

    • Link (YouTube ou Vimeo) para visionamento do filme, legendado em inglês, que não exija o download imediato e que deverá ficar disponível até ao final do festival

    • Dois fotogramas do filme

    • Uma fotografia do realizador

    • Biografia curta e filmografia do realizador

    • Ficha técnica do filme

    • Lista de diálogos, em inglês, para efeitos de tradução e legendagem

    • Trailer (ou excerto) do filme

    • Sinopse

    • Dossier de imprensa, se existir

    • Lista de festivais onde o filme esteve presente e prémios que recebeu.

    Cópia de exibição

    • As cópias de exibição dos filmes selecionados deverão ser disponibilizadas no formato DCP

    • A necessidade de envio da cópia em qualquer outro formato deverá ser comunicada atempadamente ao festival para que essa possibilidade possa ser avaliada

    • As cópias deverão ser enviadas com legendas em inglês, com exceção dos filmes de língua inglesa e dos filmes sem diálogos

    • A cópia do filme selecionado (no seu formato de exibição) deverá ser entregue escolhendo um dos seguintes métodos de envio:

    - envio digital de DCP, através do upload na plataforma oficial do festival, a indicar depois da seleção

    - envio digital de DCP, apresentando opções de download através de outras plataformas seguras de partilha de dados online.

  9. É da responsabilidade da pessoa de contacto informar o festival de qualquer alteração de montagem em relação à cópia utilizada durante o período de seleção uma vez que o processo de tradução utiliza por base a cópia a que o festival tem acesso no momento da seleção.
  10. Os textos utilizados para promoção dos diferentes filmes nos vários materiais de comunicação (catálogo, programa, website, redes sociais) são da inteira responsabilidade do festival, tendo como base as informações cedidas pelos detentores de direitos dos filmes selecionados.
  11. Em situações em que o filme não possua trailer, e/ou não sejam enviados materiais vídeo dedicados à sua promoção, o festival está autorizado a criar um excerto de até três (3) minutos para promoção do festival.
  12. O Júri Oficial será constituído por personalidades do meio cultural e artístico de reconhecido mérito. O Júri FICC – Federação Internacional de Cineclubes é composto por cinéfilos de qualquer país do mundo, selecionados de entre as candidaturas das várias Federações Nacionais de Cineclubes.
  13. Os prémios Jean-Loup Passek, atribuídos aos realizadores dos filmes, são constituídos por um troféu e um valor monetário atribuído da seguinte forma:

    • Melhor longa-metragem internacional – 3.000 euros

    • Melhor curta ou média-metragem internacional – 1.500 euros

    • Melhor documentário português - 1.000 euros (filmes de produção e/ou realização portuguesa)

    O Prémio D. Quixote é um prémio da IFFS – Federação Internacional de Cineclubes, atribuído em Festivais de Cinema selecionados. O Prémio consiste no Diploma D. Quixote.

  14. Os filmes portugueses inscritos no Festival são também candidatos ao Prémio Jean-Loup Passek para o Melhor Documentário Português.
  15. Após a seleção, o festival poderá utilizar três (3) minutos do filme para promoção do MDOC na TV, rádio, internet, bem como o material de divulgação do filme para promoção do festival.
  16. Da deliberação do júri não haverá recurso.
  17. A participação no festival pressupõe o conhecimento e a aceitação de todo o conteúdo do presente regulamento.
  18. A direção do festival decidirá sobre todas as matérias que não figurem no presente regulamento.