Plano Frontal é uma RESIDÊNCIA CINEMATOGRÁFICA que terá lugar em Melgaço, de 26 de julho a 4 de agosto de 2024, no âmbito do MDOC - Melgaço International Documentary Film Festival, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual.
Tem como principais objetivos:
Plano Frontal tem como destinatários alunos finalistas de escolas do Ensino Superior de Cinema e Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação.
Dirige-se a todos os que queiram viver a experiência de realizar um documentário e de acompanhar o desenvolvimento dos projetos de outros grupos, com o apoio de uma equipa de profissionais, através do visionamento de imagens e da discussão das ideias dos diversos projetos em curso.
Pedra Sena Nunes, com larga experiência profissional e pedagógica, será o tutor que irá coordenar a planificação do trabalho e proporcionar uma análise sistemática e uma reflexão diária do trabalho desenvolvido. Será apoiado por equipa técnica e operacional.
Durante a residência cinematográfica, quatro equipas, formadas por um realizador, um operador de câmara e um operador de som, sendo que um dos elementos assegurará a edição, irão realizar quatro documentários. Cada equipa produzirá o seu documentário com base nos temas propostos e discutidos com a coordenação do projeto.
Pretende-se dar a conhecer o processo de pesquisa e pré-produção, através da descrição dos procedimentos adotados durante esta fase. Deve referir-se o tipo de abordagem feita às pessoas locais ou especialistas que possam servir como fontes de informação e qual foi a intenção ao selecionar estes intervenientes.
O horário será estabelecido pelo realizador/tutor, com a produção, em função do desenvolvimento da rodagem dos vários grupos.
Os participantes no Plano Frontal serão selecionados através da análise da proposta de uma candidatura. A candidatura deverá ser de um grupo de três interessados, indicando qual dos elementos será o realizador, o operador de câmara e o operador de som, sendo que um dos elementos poderá assegurar o tratamento, identificação e seleção de material na fase rodagem.
Cada equipa terá à sua disposição:
Câmara, Tripé, Perche, Microfone, Auscultador, Gravador de Áudio, Iluminador ledgo bi color com tripé e lapelas sem fios.
A organização garantirá alojamento e alimentação, de 26 de julho a 4 de agosto, aos doze candidatos selecionados, e providenciará apoio logístico para as equipas se deslocarem aos locais de rodagem. Cada elemento selecionado terá de garantir as suas viagens até Melgaço (chegada e partida).
De 26 de julho a 4 de agosto de 2024.
Em Melgaço, durante a residência, teremos ainda exercícios de montagem para discussão coletiva. A montagem dos filmes será feita depois de terminada a residência. Cada equipa, num regime a combinar, dependendo da sua constituição e localização geográfica, iniciará um desenho de estrutura. A ideia é que em cada grupo exista pelo menos um elemento que domine um programa de edição e se responsabilize por um primeiro rough cut fora do contexto da residência cinematográfica e pela cópia final. Mais tarde, serão planeados os mecanismos de apoio às versões finais. Haverá o apoio de um profissional da área para acompanhar os trabalhos. Relativamente a genéricos, logótipos e organização da informação gráfica serão partilhados materiais e dadas orientações precisas.
Os trabalhos farão parte do acervo do Espaço Memória e Fronteira. A organização de MDOC - Melgaço International Documentary Film Festival, na qualidade de mentora e produtora, reserva-se no direito de usar este material, sendo que detém os direitos de distribuição.
As equipas devem comunicar à organização as suas intenções de exibição dos filmes. A colocação dos resultados online é da responsabilidade da organização.
Coordenação geral – Carlos Eduardo Viana
Direção de Produção – Rui Ramos
Tutor Coordenador – Pedro Sena Nunes
Tutor Assistente – João Gigante
Produção executiva – João Peixoto
Apoio técnico – Miguel Arieira, Daniel Deira