Acredito que todo o processo criativo é muito semelhante a vaguear por um caminho cheio de coisas incríveis para descobrir. Uma aventura para aqueles cuja curiosidade é maior que o medo de se perder. Nesta oficina irei partilhar os meus processos criativos (no plural porque estão sempre em mutação) desde a escrita, filmagem, montagem e todo o processo de finalização. Interessa-me sobretudo partilhar convosco a forma como as história me encontram, como as trabalho e dou forma. Muitas vezes os documentários são a génese das ficções e vice versa. Existem histórias numa imagem do passado, numa conversa que ouvi mesmo aqui ao lado, em projeções do futuro…
Olhar o mundo como uma fonte inesgotável de dramaturgia. É essa diversidade que vamos explorar partindo dos meus filmes - documentários e ficções – e também na prática desta oficina, executando exercícios criativos para o desenvolvimento e escrita de uma ideia de filme. Achar sem medo de se perder.
| 15:30 17:30 | 
							 Entre a ficção e o documentário. “Entre Nós“ “O Código da Vida de A. de Montrond”. “Era preciso fazer as coisas”  | 
						
| 10:00 12:00 | 
							 “Understory” uma viagem longa pelo mundo que deu origem a “Banzo”.  | 
						|
| 14:00 16:00 | 
							Reapropriações 1Documentário e arquivo. Utilização criativa das imagens pré-existentes. “Natal 71” “Kuxa Kanema, o Nascimento do Cinema”  | 
						
| 10:00 12:00 | 
							Reapropriações 2Literatura e cinema. Adaptação. “A Costa dos Murmúrios” e questões específicas relacionadas com adaptações de autores vivos  | 
						|
| 14:00 16:00 | 
							 Escrita para ficção. Os meus métodos, como foram evoluindo e porquê?  | 
						
| 10:00 12:00 | 
							 Memória e esquecimento. Questões relacionadas com a representação da violência: “O mal não se deixa fotografar facilmente”. “Sita - A vida e o tempo de Sita Valles” “Banzo” “Yvone Kane”  | 
						|
| 14:00 16:00 | 
							 De onde vêm as ideias?  | 
						
Realizadores, Estudantes de Cinema, Artes e Comunicação Audiovisual, Imagem e Som, Guionistas, Escritores, Produtores, Atores e interessados em cinema.
Os participantes na Oficina que queiram prolongar a sua estadia e participar nas sessões do MDOC e no Salto a Melgaço, podem usufruir de condições especiais:
1 pax - 60€/dia, com hotel (quarto individual) e refeições.
2 pax - 80€/dia, com hotel (quarto duplo) e refeições.
Os interessados devem assinalar essa intenção no formulário de inscrição.
Opção B (1 pax) - 85€, Atividades + Refeições (dias 2 e 3) + Alojamento quarto single (noite de 2 de agosto).
Opção C (2 pax) - 135€, Atividades + Refeições (dias 2 e 3) + Alojamento quarto duplo (noite de 2 de agosto)
		Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na Escola de Artes António Arroio, em Lisboa. Trabalhou em Portugal e França como assistente de realização, anotadora e fotógrafa de cena. Em 1995 começou a escrever e realizar os seus próprios filmes – documentários e ficção - explorando assuntos que cruzam a sua história pessoal com questões relevantes na História recente de Portugal, como a guerra colonial em África, a revolução e o fim da era colonial. Festivais como Roterdão, Veneza e Locarno exibiram e premiaram os seus filmes. É ainda professora de cinema na Universidade Lusófona, do mestrado internacional DocNomads, na Escola das Artes da UC do Porto, e na EICTV de Cuba. Em 2015, o Departamento de Estudos Literários, Linguísticos e Comparados da Universidade L’Orientale de Nápoles criou a "Cátedra Margarida Cardoso", um centro de prática e pesquisa criativa inspirada nas suas obras.