Estreia nacional no MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço
O HOMEM DO CINEMA, realizado por José Vieira, teve a sua estreia mundial no FEMA - Festival La Rochelle Cinéma, no dia 1 de julho de 2025.
A estreia em La Rochelle teve um significado simbólico e afetivo profundo: trata-se do festival cofundado por Jean-Loup Passek, agora palco da primeira exibição de um filme que celebra o seu legado e a ligação afetiva entre França e Portugal, entre Melgaço e o mundo do cinema.
Esta é uma produção da Fora de Campo Filmes, com financiamento do Município de Melgaço e apoio da Associação AO NORTE, que homenageia a vida e o legado de Passek, uma figura incontornável da cinefilia mundial e um “português de coração”. Visionário e colecionador incansável, Passek foi o grande impulsionador do Museu de Cinema de Melgaço.
José Vieira nasceu em Oliveira de Frades e partiu para França em 1965, com sete anos de idade. A sua experiência pessoal como emigrante e as muitas histórias que foi ouvindo de outros emigrantes inspiram o seu trabalho mais recente como realizador. Partindo de histórias individuais, traça o retrato da emigração em França, recuperando toda uma memória coletiva.