Kora

Kora Kora

• Melhor CURTA OU MÉDIA-METRAGEM • Melhor DOCUMENTÁRIO PORTUGUÊS Candidato ao prémio Jean-Loup Passek Candidato ao prémio D. Quixote

Sinopse

KORA traça a silhueta de mulheres refugiadas a viver em Portugal. Em comum entre si, trazem o passado no corpo e nas palavras, bem como aqueles que amam impressos em retratos. A partir dessas memórias, acedemos ao olhar íntimo e político de quem reconstrói o (seu) presente.


Exibição do filme

03 agosto > 17:45

Casa da Cultura

Kora

Cláudia Varejão | Portugal, 2024, 28'
  • Imagem: Cláudia Varejão
  • Som: Adriana Bolito
  • Montagem: Cláudia Varejão
  • Produção: João Matos
Cláudia Varejão

Cláudia Varejão

Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou realização no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin e na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Estudou ainda fotografia no AR.CO Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. É autora da trilogia de curtas-metragens Fim-de-semana, Um dia Frio e Luz da Manhã. Ama-San, retrato de mergulhadoras japonesas, foi a sua estreia nas longas metragens, recebendo dezenas de prémios em todo o mundo, seguindo-se No Escuro Do Cinema Descalço Os Sapatos e Amor Fati. Lobo e Cão, o seu anterior filme, estreou no 79o Festival de Veneza e recebeu o prémio máximo da secção Giornate Degli Autori. Kora, uma curta-metragem documental, leva-a de novo a Veneza. Os seus filmes têm sido selecionados e premiados pelos mais prestigiados festivais de cinema. A par do seu trabalho como realizadora desenvolve um percurso como fotógrafa. O seu trabalho, tanto no cinema como na fotografia, documentário ou ficção, vive da estreita proximidade com as pessoas retratadas.