Les chenilles

Candidato ao prémio jean-loup passek

• Melhor CURTA OU MÉDIA-METRAGEM

Candidato ao prémio d. quixote


Les chenilles


Michelle Keserwany, Noel Keserwany | França, 2023, 30'

3 ago

Casa da Cultura
10:00

Asma e Sarah, duas mulheres originárias do Levante, trabalham no mesmo restaurante na cidade de Lyon, em França. Ambas carregam o peso de uma pátria que foram forçadas a deixar para trás. Inicialmente cautelosas uma com a outra, gradualmente descobrem um fio comum que as une – um fio que remonta à época em que a Rota da Seda ligava Lyon aos seus países de origem. No meio de migrações forçadas, poderemos superar a nossa animosidade e encontrar consolo uns nos outros?

Michelle Keserwany

Michelle Keserwany Noel Keserwany


Michelle Keserwany e Noel Keserwany são músicas, escritoras e cineastas libanesas. As irmãs são conhecidas pelos seus videoclipes satíricos que criticam o sistema político corrupto libanês. Desde que Michelle co-escreveu Cafarnaum com a realizadora Nadine Labaki (nomeada para os Oscares, vencedora do Prix du Jury em Cannes 2018 e do prémio de melhor argumento no IFF de Estocolmo), elas iniciaram os seus próprios projetos cinematográficos, incluindo o documentário político Slow Burn, uma coprodução entre a França e o Líbano, produzida pela Special Touch Studios e apoiada pelo CNC. Entre 2019 e 2021, ambas receberam bolsas do Instituto Francês para residirem na La Cité des Arts, em Paris, e trabalharem nos seus projetos cinematográficos. Elas vivem entre Beirute e Paris.
Noel está atualmente a escrever o seu primeiro filme de ficção "Un An" e a desenvolver uma curta de animação “Seven Mountains and Seven Seas”, financiada pelo DFI Production Fund, e produzida pela Dewberries Films.
Michelle está a desenvolver a sua primeira longa-metragen de animção "Ouzkourini", produzida por Special Touch Studios. Em 2021, recebeu a bolsa Aide au Parcours d’Auteur do CNC, para desenvolver a sua primeira longa-metragem de ficção "Amara", um drama político satírico passado em Beirute
A curta-metragem de estreia das irmãs, "Les Chenilles", foi escrita por Michelle e realizada por ela e Noel, que também desempenha um dos papéis principais. O filme é coproduzido pela La Biennale de Lyon e Dewberries Films.