Les chenilles

Candidato ao prémio jean-loup passek

• Melhor CURTA OU MÉDIA-METRAGEM

Candidato ao prémio d. quixote


Les chenilles


Michelle Keserwany, Noel Keserwany | França, 2023, 30'

3 ago

Casa da Cultura
10:00

Asma e Sarah, duas mulheres originárias do Levante, trabalham no mesmo restaurante na cidade de Lyon, em França. Ambas carregam o peso de uma pátria que foram forçadas a deixar para trás. Inicialmente cautelosas uma com a outra, gradualmente descobrem um fio comum que as une – um fio que remonta à época em que a Rota da Seda ligava Lyon aos seus países de origem. No meio de migrações forçadas, poderemos superar a nossa animosidade e encontrar consolo uns nos outros?

Michelle Keserwany

Michelle Keserwany Noel Keserwany


Michelle Keserwany e Noel Keserwany são músicas, escritoras e cineastas libanesas. As irmãs são conhecidas pelos seus videoclipes satíricos que criticam o sistema político corrupto libanês. Desde que Michelle co-escreveu Cafarnaum com a realizadora Nadine Labaki (nomeada para os Oscares, vencedora do Prix du Jury em Cannes 2018 e do prémio de melhor argumento no IFF de Estocolmo), elas iniciaram os seus próprios projetos cinematográficos, incluindo o documentário político Slow Burn, uma coprodução entre a França e o Líbano, produzida pela Special Touch Studios e apoiada pelo CNC. Entre 2019 e 2021, ambas receberam bolsas do Instituto Francês para residirem na La Cité des Arts, em Paris, e trabalharem nos seus projetos cinematográficos. Elas vivem entre Beirute e Paris.
Noel está atualmente a escrever o seu primeiro filme de ficção "Un An" e a desenvolver uma curta de animação “Seven Mountains and Seven Seas”, financiada pelo DFI Production Fund, e produzida pela Dewberries Films.
Michelle is currently developing her first animated feature film "Ouzkourini", produced by Special Touch Studios. In 2021, she received the CNC's Aide au Parcours d’Auteur grant, to develop her first fiction feature film "Amara", a satirical political drama that takes place in Beirut.
A curta-metragem de estreia das irmãs, "Les Chenilles", foi escrita por Michelle e realizada por ela e Noel, que também desempenha um dos papéis principais. O filme é coproduzido pela La Biennale de Lyon e Dewberries Films.