Prémio

Jean-Loup Passek


Melhor documentário


Júri oficial

angelos rallis

Angelos
Rallis

Angelos estudou Cinema, Antropologia e Fotografia na Suécia e no Reino Unido e começou a sua carreira no teatro e televisão na Grécia. Os seus primeiros trabalhos foram publicados em jornais, agências de notícias e ONGs em todo o mundo. Venceu o Prémio Jean Loup Passek/ MDOC - Melhor Longa Metragem 2023, com o filme Mighty Afrin: in the time of flood.

irina trocan

Irina
Trocan

Irina Trocan é professora de estudos de cinema na Universidade Nacional de Teatro e Cinema de Bucareste (UNATC) e freelancer como crítica de cinema, tendo contribuído para Cineaste, Sight & Sound, Photogénie e Desistfilm. Irina equilibra a escrita académica e cinéfila, tendo editado uma antologia de teoria documental, A realidade da ficção, a ficção do real (Hecate Press, 2018, em conjunto com Andra Petrescu) e Cinema Romeno Inside Out – Insights on Film Culture, Industry and Politics 1912-2019 (Romanian Cultural Institute Press, 2019) e concluindo pesquisas como bolseira Fulbright e New Europe College. O seu último volume intitula-se Oposição audiovisual: pensamento crítico em ensaios de vídeo e cinema de ensaio (Idea Design & Print, 2020). Entre 2011-2016, programou curtas-metragens para o NexT International Film Festival.

Mohammadreza Farzad

Mohammadreza Farzad

Participou pela quarta vez no Berlinale Forum com os seus filmes (Into Thin Air 2011, Blames and Flames 2012, As I Lay Dying 2020, Subtotals 2022), sendo considerado um dos mais aclamados documentaristas do cinema iraniano. Nascido em Setembro de 1978, tem mestrado em teatro pela Universidade de Belas Artes de Teerão. Iniciou a sua carreira artística como poeta e tradutor e publicou meia dúzia de livros. Enquanto documentarista, realizou alguns filmes premiados e exibidos em mais de 70 festivais de cinema nacionais e internacionais. O seu mais recente filme Hollow faz parte de “Iran: A Sense of Place”, um projeto coletivo iniciado e supervisionado por Wim Wenders, estreado no CPH:DOX, exibido em Beldocs, Sheffield, DMZDOcs, etc. Farzad é estudante de doutoramento na Film Factory, tutelado pelo lendário cineasta húngaro Bela Tarr. Foi membro do júri em alguns festivais internacionais de cinema como CPH: DOX, Jihlava, Plzen, DokuBaku, Cinema-verite, Festival de Cinema Iraniano de Praga.... Farzad está atualmente a trabalhar na sua primeira longa-metragem intitulada: “A Gaze Long into Abyss”, produzida pelo Checo Radovan Sibert da Pink Production.

raquel schefer

Raquel
Schefer

Raquel Schefer é investigadora, realizadora, programadora e Professora Associada na Universidade Sorbonne Nouvelle. Doutorada em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Universidade Sorbonne Nouvelle, é mestre em Cinema Documental pela Universidad del Cine de Buenos Aires e licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Publicou a obra El Autorretrato en el Documental, bem como diversos capítulos de livros e artigos. Foi Professora Assistente na Universidade Grenoble Alpes, docente nas Universidades Paris Est — Marne-la-Vallée, Rennes 2, na Universidad del Cine de Buenos Aires, na Universidad de la Comunicación, Cidade do México, e na Elías Querejeta Zine Eskola, bem como investigadora convidada na Universidade da Califórnia, Los Angeles. Foi bolseira de pós-doutoramento da FCT no CEC/Universidade de Lisboa, no IHC/Universidade Nova de Lisboa e na Universidade do Western Cape. É co-editora da revista de teoria e história do cinema La Furia Umana.

truls lie

Truls
Lie

Truls Lie é editor-chefe da Modern Times Review desde 2015. Tem experiência como editor de jornais e revistas há mais de 25 anos. Formação em filosofia e tecnologia da informação em Oslo, São Francisco e Nova York. Lie é igualmente editor da NY TID, uma revista trimestral norueguesa com cerca de 100 páginas. Cineasta de documentários, nasceu na Noruega mas reside atualmente na Sicília.