Plano Frontal


Docs'23


Estreia dos Documentários realizados na residência cinematográfica


Estreia 31 de julho às 22:00 na Casa da Cultura de Melgaço

La Larai


de Carolina Costa | Portugal, 2023, 16'

mdoc la larai

Desde tenra idade, José Celeiro encontra na música o ânimo para a vida. Hoje, partilha esta paixão ao abrir a porta da sua “Casa das Concertinas” a todos os que tenham vontade de entrar.

Intervenientes principais: José Celeiro, Ester Celeiro, Marta Celeiro, Sara Gonçalves, Ramon Estevez, Manuel Monteiro e David Esteves

Síntese Biográfica dos Autores

Carolina e Patrícia frequentaram a Licenciatura em Estudos Artísticos na Universidade de Coimbra, e Tomás, Design e Multimédia, na mesma universidade. Em 2021, na produção do seu filme "O Alto do Mártir", Carolina (realização) junta Tomás (pós-produção) à equipa, já com Patrícia (direção de fotografia). A curta-metragem passou por festivais como DocLisboa e Caminhos do Cinema Português. A seguir aventuram-se na residência do Plano Frontal.

mdoc festival

Raiano


de Marina Schneider | Portugal, 2023, 19'

mdoc raiano

Neste filme de raia, a fronteira entre dois países é o cenário para questionarmos as nuances entre aquilo que separa e une lugares e gerações, idiomas e dialetos, ficção e documentário, equipa e personagem. Luís Carlos Gonçalves é um emblemático pastor de ovelhas e ex-contrabandista que trabalha na Aldeia de Fiães. Nascido e crescido na margem entre Portugal e Espanha, Luís não é de lá, nem de cá. De personagem convidado para parte da equipa cinematográfica, Luís direciona a câmara e o olhar para a imensidão do ponto intermédio, transformando um filme sobre fronteira em cinema de raia.

Interveniente e cocriador: Luís Carlos Gonçalves

Síntese Biográfica dos Autores

Marina, Amanda e Inês são uma equipa de filmagem que se comunica entre as fronteiras do portuñol. Uma é brasileira, vive em Portugal, e já residiu em Espanha. A outra é portuguesa, já viveu no Brasil, e visita a Espanha. E a outra é espanhola, fala português com sotaque brasileiro, e vive em Lisboa. As três conheceram-se entre essas idas e vindas, e fazem juntas, pela primeira vez, um filme sobre a raia.

mdoc festival

Recordação


de Cátia Alpedrinha | Portugal, 2023, 15’

mdoc recordação

Rosa nasceu há 66 anos em Moçambique, país que adora e anseia um dia poder voltar. “Uma terra livre e feliz” recorda. Com 19 anos, e devido à guerra, os seus pais regressaram à sua terra Natal, Melgaço. Rosa, como filha única, vê-se obrigada a acompanhá-los. Apesar de nunca ter estudado Belas Artes, a sua paixão de menina, acabou por abrir um Atelier de artesanato quando ficou desempregada, e fazer da arte a sua vida. No Atelier, utiliza a arte como refúgio, criando recordações que viajam com os turistas que visitam a cidade, enquanto Rosa “viaja” através das recordações do seu passado em Moçambique.

Síntese Biográfica dos Autores

Cátia, António e Francisco conheceram-se em Lisboa, enquanto frequentavam respectivamente os cursos anuais de realização, operador de imagem e pós produção na ETIC. Em 2022, logo após o término académico, decidiram participar na residência cinematográfica Plano Frontal, e assim surgiu a curta- -metragem “Recordação”, o primeiro projeto em conjunto. Em fevereiro de 2023 terminaram o segundo projeto “As árvores também choram”, também ele uma curta-metragem documental, que brevemente entrará no circuito dos festivais.

mdoc festival

Combinámos às 15h com a Filipa e ela não apareceu


de Ana Almeida | Portugal, 2023, 15'

mdoc combinámos às 15h com a filipa e ela não apareceu

A Filipa combinou connosco às 15h e não apareceu. Nós fomos à procura dela por Melgaço. Pessoas levam a pessoas - um percurso real, num território que se vai revelando, e revelando também as ligações entre pessoas e coisas. A pé, ou no nosso Citroen Saxo, percorremos Melgaço e histórias dali… Sentámo-nos e conversámos com quase toda a gente por quem passámos.

Síntese Biográfica dos Autores

Ana estudou cinco anos na FLUL e na FBAUL, Stephanie fez o mestrado em Imagem e Som em Norwich, Reino Unido e João fez o mestrado em Fotografia pelo IPC. Ana e Stephanie cruzaram- se no curso de cinema da Ar.co, e em Melgaço, formaram equipa com o João e embarcaram numa aventura de criar uma narrativa que une a ficção e o documentário, permitindo-lhes aproximar-se do território e dos seus habitantes de uma forma íntima e autêntica.

mdoc festival