28 julho

6 agosto

Plano Frontal

fora de campo

Fotografia de João Baptista

Residência Fotográfica

Plano Frontal_Residência Fotográfica vai ocorrer em Melgaço, de 28 de julho a 6 de agosto de 2023, no âmbito de MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço. O objetivo desta residência fotográfica é contribuir para um arquivo sobre Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras que abordem a região, promover a fotografia e o aparecimento de novos fotógrafos.

Três jovens fotógrafos realizarão, durante uma semana, um projeto sobre temas locais que lhes serão propostos.

Plano Frontal_Residência Fotográfica tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação. Os participantes serão selecionados através da análise de candidaturas, e serão orientados por Pedro Sena Nunes, com larga experiência profissional e pedagógica.

Todo o trabalho será enquadrado e apoiado por uma equipa de produção e uma equipa técnica formada por Carlos Eduardo Viana, Rui Ramos e João Gigante.

Dirige-se a todos os que procuram viver uma experiência única, cujo objetivo é realizar um projeto fotográfico e participar nas atividades do festival.

A organização garantirá alojamento e alimentação, de 28 de julho a 6 de agosto, aos três candidatos selecionados, e providenciará apoio logístico para se deslocarem aos locais a fotografar. Cada elemento selecionado terá de garantir as suas viagens até Melgaço, chegada e partida.

Consulte o Regulamento do Plano Frontal_Residência Fotográfica, preencha e envie sua candidatura até ao dia 30 de Junho de 2023.

A participação é gratuita.

Regulamento . Residência Fotográfica
Ficha de Inscrição

Formador

pedro sena nunes

Pedro Sena Nunes

Realizador / Tutor

Realizador, programador cultural e professor na área da criação artística, cinema documental e cinema experimental. Realizou diversos filmes com apoio do ICA/RTP - documentários, ficções e spots publicitários. Desenvolveu projetos fotográficos de autor. Co-diretor artístico da Vo'Arte, co-fundador da Companhia Teatro Meridional, é consultor e coordenador de diversos projetos culturais nacionais e internacionais. Integrou as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). Co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArt e InMotion nas áreas do cinema, fotografia, dança e performance, e é programador dos Olhares Frontais, projeto que integra os Encontros de Cinema de Viana, há 20 anos, onde coordena também o projecto Histórias da Praça. Colaborou no desenho do Festival Filmes do Homem, atual MDOC, onde é responsável pela Residência Plano Frontal. O seu projeto artístico centra-se cada vez mais numa prática com dimensão social através do cruzamento de todos com todos, intérpretes com multi-defiência e artistas profissionais. Há 27 anos que se dedica intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à experimentação e inovação, tanto documental, como ficcional. Leciona nas áreas de realização cinematográfica, narrativas transdisciplinares e relação da performance com as tecnologias na ESTAL, IPA, SOU e EscreverEscrever. No Mestrado de Cinema Documental da ESMAD (Porto) leciona há 12 anos e é coordenador pedagógico na ETIC há 18 anos, escola onde foi diretor criativo, e colaborou na implementação dos novos cursos HND certificados pela maior entidade educativa: Pearson. Orquestrador e encenador de diversos projetos teatrais, coreográficos e performativos, foi inúmeras vezes premiado pelos seus trabalhos cinematográficos, fotográficos e transdisciplinares em Portugal e no estrangeiro. Co-criou o projeto Geração Soma, apoiado pelo Programa PARTIS - Integração social através das práticas artísticas, da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente é doutorando na Universidade de Lisboa (UL) em artes performativas e imagem em movimento, é também investigador do CLEPUL-GECAPA nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem. Terminou o seu último filme "Quatro Estações e Outono" e prepara “Um mar de céu”.