Juan Palacios, Sofie Husum Johannesen | Dinamarca, 2023, 89'
Os 27 residentes da ilha dinamarquesa de Mandø, no Mar de Wadden, enfrentam as forças das alterações climáticas na forma de condições meteorológicas adversas e o risco de inundações. No entanto, eles apegam-se teimosamente à sua identidade de ilhéus, como têm feito durante gerações.
Juan Palacios (1986, País Basco, Espanha) é um cineasta radicado em Amsterdão. Formado em Estudos Ambientais e Comunicação Audiovisual, com uma preferência particular pelos limites entre a cultura humana e o não-humano, o misticismo e o materialismo, Juan utiliza principalmente imagens de um mundo natural para criar um universo alternativo. A sua primeira longa-metragem documental, PEDALÓ, foi premiada no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, 2016. A sua segunda longa-metragem, MESETA (INLAND), é uma viagem sensorial pela paisagem vazia de Espanha. Foi premiada no CPH:DOX 2019, L'Alternativa 2019 e na Mostra Internazionale del Nuovo Cinema em Pesaro 2019. Em 2018 iniciou o Mestrado em Investigação Artística no e através do Cinema, na Academia de Cinema da Holanda, e em 2019 fez parte da Berlinale Talents.
A co-realizadora Sofie Husum Johannesen tem sido parte essencial da equipa de produção da Elk Films nos últimos 8 anos, onde trabalhou anteriormente como produtora, produtora executiva e gerente de projetos em vários documentários de sucesso, como "See me as I am" (2021), "The Lost Leonardo" (2021), "The Great Game" (2018), entre outros. Este é o seu primeiro filme como co-realizadora. Sofie tem formação em antropologia visual na Universidade de Aarhus/Universidade de Akershus.