Plano Frontal

Residência
Fotográfica


Regulamento

  1. Âmbito

    Plano Frontal é uma RESIDÊNCIA FOTOGRÁFICA que terá lugar em Melgaço, de 25 de julho a 3 de agosto de 2025, no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE.

  2. Objetivos

    Tem como principais objetivos:

    1. Promover a fotografia e o aparecimento de novos fotógrafos.
    2. Contribuir para um arquivo audiovisual sobre Melgaço e o seu concelho, dotando o Espaço Memória e Fronteira de fotografias sobre o património da região.

  3. Destinatários

    Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação.

    Dirige-se a todos os que queiram viver a experiência de inaugurar uma exposição de fotografia, elaborando um projeto fotográfico, desde a pesquisa até trabalho no terreno, passando pela relação com os interlocutores ou objetos retratados.

  4. Orientação

    Pedra Sena Nunes, com larga experiência profissional e pedagógica, será o tutor que irá coordenar a planificação do trabalho e proporcionar uma análise sistemática e uma reflexão diária do trabalho desenvolvido. Será apoiado por equipa técnica e operacional.

  5. Projetos fotográficos a realizar

    Cada fotógrafo irá desenvolver um projeto individual com base nos temas propostos pela coordenação. Cada projeto tem de ser pesquisado e produzido durante a residência. As exposições fotográficas serão inauguradas em Melgaço, em espaços pré-determinados pela organização, na edição do ano seguinte.

  6. Metodologia

    Pretende-se conhecer o processo de pesquisa e pré-produção adotados por cada participante. Deve refletir-se o tipo de abordagem feita às pessoas locais e aos especialistas que possam suportar as informações dos projetos. Importa saber qual foi as intenções que existem na seleção dos interlocutores finais e intermédios.

    O horário será estabelecido pelo tutor, juntamente com a produção, em função do ritmo do trabalho.

  7. Seleção

    Os participantes no Plano Frontal Residência Fotográfica são selecionados através da análise da proposta de uma candidatura, que deverá ser individual. Os participantes podem apoiar e colaborar nos projetos dos restantes fotógrafos selecionados.

  8. Material Fotográfico

    Todo o material fotográfico será da responsabilidade do candidato selecionado.

  9. Apoio

    A organização garantirá alojamento e alimentação, de 25 de julho a 3 de agosto, aos três candidatos selecionados, e providenciará apoio logístico para se deslocarem aos locais a fotografar.

  10. Calendarização

    De 25 de julho a 3 de agosto de 2025

  11. Impressão Fotografias

    A impressão das fotografias selecionadas para a exposição será da responsabilidade da organização, em sintonia com as decisões dos fotógrafos.

  12. Direitos

    Os trabalhos farão parte do acervo do Espaço Memória e Fronteira. A organização de MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, na qualidade de mentora e produtora, reserva-se o direito de usar este material, sendo que detém os respetivos direitos.

    A colocação dos resultados online é da responsabilidade da organização.

  13. Equipa AO NORTE

    Coordenação geral – Carlos Eduardo Viana

    Direção de produção – Rui Ramos

    Tutor Coordenador – Pedro Sena Nunes

    Tutor Assistente – João Gigante

    Produção executiva – João Peixoto

    Apoio Técnico – Miguel Arieira, Daniel Deira