Plano Frontal é uma RESIDÊNCIA FOTOGRÁFICA que terá lugar em Melgaço, de 25 de julho a 3 de agosto de 2025, no âmbito do MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE.
Tem como principais objetivos:
Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Fotografia, ou que tenham concluído recentemente a sua formação.
Dirige-se a todos os que queiram viver a experiência de inaugurar uma exposição de fotografia, elaborando um projeto fotográfico, desde a pesquisa até trabalho no terreno, passando pela relação com os interlocutores ou objetos retratados.
Pedra Sena Nunes, com larga experiência profissional e pedagógica, será o tutor que irá coordenar a planificação do trabalho e proporcionar uma análise sistemática e uma reflexão diária do trabalho desenvolvido. Será apoiado por equipa técnica e operacional.
Cada fotógrafo irá desenvolver um projeto individual com base nos temas propostos pela coordenação. Cada projeto tem de ser pesquisado e produzido durante a residência. As exposições fotográficas serão inauguradas em Melgaço, em espaços pré-determinados pela organização, na edição do ano seguinte.
Pretende-se conhecer o processo de pesquisa e pré-produção adotados por cada participante. Deve refletir-se o tipo de abordagem feita às pessoas locais e aos especialistas que possam suportar as informações dos projetos. Importa saber qual foi as intenções que existem na seleção dos interlocutores finais e intermédios.
O horário será estabelecido pelo tutor, juntamente com a produção, em função do ritmo do trabalho.
Os participantes no Plano Frontal Residência Fotográfica são selecionados através da análise da proposta de uma candidatura, que deverá ser individual. Os participantes podem apoiar e colaborar nos projetos dos restantes fotógrafos selecionados.
Todo o material fotográfico será da responsabilidade do candidato selecionado.
A organização garantirá alojamento e alimentação, de 25 de julho a 3 de agosto, aos três candidatos selecionados, e providenciará apoio logístico para se deslocarem aos locais a fotografar.
De 25 de julho a 3 de agosto de 2025
A impressão das fotografias selecionadas para a exposição será da responsabilidade da organização, em sintonia com as decisões dos fotógrafos.
Os trabalhos farão parte do acervo do Espaço Memória e Fronteira. A organização de MDOC - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, na qualidade de mentora e produtora, reserva-se o direito de usar este material, sendo que detém os respetivos direitos.
A colocação dos resultados online é da responsabilidade da organização.
Coordenação geral – Carlos Eduardo Viana
Direção de produção – Rui Ramos
Tutor Coordenador – Pedro Sena Nunes
Tutor Assistente – João Gigante
Produção executiva – João Peixoto
Apoio Técnico – Miguel Arieira, Daniel Deira