Prémio

FIPRESCI

Melhor longa-metragem

fipresci

O FIPRESCI Prize é um dos reconhecimentos mais importantes do cinema mundial — concedido por críticos de cinema da Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica.
O seu principal objetivo é valorizar o cinema como forma de arte e incentivar novas vozes e estilos inovadores.

O prémio consiste num diploma que contém o título do filme vencedor e o nome de seu diretor.


Júri FIPRESCI

Barbara Lorey

Barbara Lorey


Modern Times Review, Modern Times Online


França

Barbara Lorey de Lacharrière é uma jornalista cultural e crítica de cinema que escreveu para importantes jornais e revistas da Alemanha e da Suíça por mais de duas décadas. Além de sua produção escrita, foi curadora de exposições de fotografia em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, foi diretora artística do East-West Film Festival, na Rússia, e atuou como consultora de programação para festivais de cinema internacionais. Como chefe de departamento da FIPRESCI (Federação Internacional da Crítica de Cinema), responsável pela promoção do Prémio FIPRESCI, tem organizado mostras de cinema desde 2010. Em resposta aos desafios da pandemia de COVID-19, fundou em 2021, através da empresa Alizarine, films, arts & events, o festival Terres d’Ici, Terres d’Ailleurs — levando o cinema a uma pequena vila rural no sudoeste da França. Em 2023, passou a integrar as equipas de programação do Cinéma Héritage International Film Festival (Paris) e do Festival du Cinéma Méditerranéen (Tetuão, Marrocos). Já participou de júris em diversos grandes festivais de cinema internacionais na Europa (incluindo Cannes, Berlim, Karlovy Vary e Veneza), além de eventos no Magrebe, Médio Oriente, EUA, América Latina, Austrália, Índia e África. Com sólida formação académica na Alemanha e na França, é psicóloga clínica e possui pós- graduação em sociologia pela Sorbonne e pela EHESS (École des Hautes Études en Sciences Sociales), em Paris.


Teresa Vena

Teresa Vena


Cinébulletin (Switzerland), Cineuropa.org


Alemanha

Teresa Vena estudou História, História da Arte e Filologia Espanhola em Genebra. Trabalhou na Suíça e em Berlim em diversas galerias de arte contemporânea e instituições de história da arte. Atua como gestora de projetos no setor cultural e como curadora de arte e cinema. Em Berlim, fundou vários festivais de cinema, como o Film:Schweiz e o Prachtige Films!, além de trabalhar como jornalista cultural. Desde o final de 2022, é coeditora chefe da revista suíça de cinema Cinébulletin, paralelamente ao seu trabalho como jornalista freelancer. Como membro da associação internacional de críticos de cinema FIPRESCI, Vena já integrou júris em diversos festivais, incluindo a Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, o Locarno Film Festival, o Toronto International Film Festival e o Istanbul Documentary Days. Os seus principais interesses são os filmes da Ásia, América Latina e Europa.


Marina Kostova

Marina Kostova


www.sdk.mk digital newsroom


Macedónia do Norte

Marina Kostova é uma premiada jornalista e uma das principais críticas de cinema e repórteres da República da Macedónia do Norte. É membro fundadora e Vice-Editora-Chefe do portal de notícias SDK.MK. Atualmente, é presidente da Secção da Macedónia do Norte da Federação Internacional de Críticos de Cinema (FIPRESCI). Editou os livros “Manchevski Monograph”, e “Rain - The World About Milcho Manchevski’s Before the Rain”, e o CD-ROM “Macedonia in the New York Times Archives”, e publicou a obra híbrida de contos “Language is a Strange Beast”. Realizou investigação na área cinematográfica. Integra o grupo responsável pela elaboração do primeiro Dicionário Online de Educação Mediática da Macedónia do Norte. Como crítica credenciada pela FIPRESCI, já participou de júris em renomados festivais internacionais, como: Mostra de Veneza, Festival de Sarajevo, Festival de Istambul, Festival de Thessaloniki, Viennale (Áustria), Kurzfilmtage Oberhausen, Festival de Chemnitz, Mannheim, Transilvania (Cluj-Napoca), Festival de Luxemburgo.