Nuno Alves, Filipe Barreiro | Portugal, 2023, 65'
O documentário Trilogia dos Vales é um filme gravado entre janeiro e setembro de 2022, durante o desenvolvimento do projeto homónimo, no concelho de Monção (Norte de Portugal). Inicialmente criado para ser apresentado durante o espetáculo da Trilogia dos Vales, num formato de filme-concerto com música ao vivo, o documentário começa ao ritmo de cantares locais, seguindo-se a voz envelhecida de um dos habitantes, que nos vai contando a sua história. À medida que mais imagens dos 3 vales de Monção são reveladas, somos levados numa viagem através de testemunhos da vida quotidiana de outras pessoas que habitam este território. Como é viver no meio rural? O que é que mudou? Que costumes se mantêm? Trilogia dos Vales traz as respostas numa ode à simplicidade da vida rural, ao mesmo tempo que traça um retrato de populações que vivem em territórios isolados em Portugal. Além dos testemunhos, as imagens são acompanhadas pela música tocada e gravada ao vivo na primeira apresentação do filme-concerto.
Programador cultural desde 1993, fundador de diversos projetos culturais como Festival de Paredes de Coura, Space Festival, Space Ensemble, Canal180, 180 Creative Camp, Escola do Rock Paredes de Coura, Vira Fest e Ciclo de Polinização Musical de Paredes de Coura. Diretor de programação do Canal180, canal de televisão por cabo dedicado à Cultura, Artes e Criatividade entre 2010 e 2016. Diretor artístico e de programação de inúmeros eventos, por exemplo 180 Creative Camp, Ciclo de Polinização de Paredes de Coura, assim como de diversos espectáculos do Space Ensemble como "Filmes da Terra Do Pai Natal", "Trilogia dos Vales", "Minho Coura Lima", "Piratas e Sereias, Ostras e Baleias", entre muitos outros. Foi diretor de programação e produtor das série televisivas "180 ID", "180 Director ID", "Analógico Humano Digital", "I Like", etc., e de filmes, entre os quais "Driving Without License" (filme produzido num processo "open source" realizado por João Diogo Marques) e "Abrantes" (realizado por Miguel Trudu).
Nasceu em 1998, em Ponte de Lima. Iniciou o seu percurso académico em 2017 na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR), nas Caldas da Rainha, onde se licenciou em Som e Imagem, tendo seguido o ramo de Cinevideo. Desde que iniciou o seu percurso na área dos audiovisuais, trabalhou maioritariamente, em regime freelancer, como Realizador e Diretor de Fotografia de alguns projetos, desde curtas metragens de ficção a vídeoclips. Desempenhou funções na produção de conteúdos audiovisuais no Space Ensemble, onde desenvolveu, ao lado de Nuno Alves, filmes como "Trilogia dos Vales" e "Minho, Coura, Lima".