O Museu de Cinema de Melgaço - Jean-Loup Passek, inaugurado em 2005 pela então Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, encontra-se instalado em plena zona histórica da Vila, no edifício da antiga guarda-fiscal, adquirido e adaptado pelo Município para o efeito.
O Museu, que tem por base o espólio colecionado ao longo da vida pelo francês Jean-Loup Passek e doado ao Município, conta com duas exposições, uma de carácter permanente e outra temporária, distribuídas pelos dois andares do edifício. A exposição permanente, localizada no rés-do-chão, é dedicada ao pré-cinema, ou seja, ao período que antecedeu o cinematógrafo dos Irmãos Lumière. Aqui o visitante poderá apreciar diversos aparelhos, como lanternas mágicas com as respetivas caixas e placas de vidro pintadas à mão, fenaquistiscópios com os seus discos, zootropos com bandas e praxinoscópios, e ainda um dos primeiros cartazes a anunciar o cinema em sala, e outros ilustrativos da evolução do cinema desde as suas origens até ao cinematógrafo.
No século XIX, estes aparelhos tornaram-se muito populares junto do público, pois utilizavam a capacidade ótica de «guardar na memória» uma imagem que apenas aparece por breves instantes (basta um décimo de segundo). Encadeando as imagens que compõem uma ação, produz-se uma impressão de continuidade entre as imagens separadas por um intervalo negro: criando-se assim a ilusão de movimento.