Menu
mdoc festival
Plano Frontal

Plano Frontal

Plano Frontal é uma residência cinematográfica que vai ocorrer em Melgaço, de 29 de julho a 5 de agosto de 2014, no âmbito de FILMES DO HOMEM Festival de Documentário de Melgaço. O objetivo do projeto Plano Frontal é contribuir para um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço, dotar o Espaço Memória e Fronteira de obras audiovisuais que abordem a história da região, promover o filme documentário e o aparecimento de novas equipas técnicas e artísticas

Quatro equipas formadas por quatro jovens realizadores, quatro operadores de som e quatro operadores de câmara, realizarão, durante uma semana, quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos.

Plano Frontal tem como destinatários os alunos em final de curso que frequentem Escolas do Ensino Superior de Cinema e de Audiovisuais, ou que tenham concluído recentemente a sua formação. Os participantes serão selecionados através da análise de candidaturas, e serão orientados por Pedro Sena Nunes, realizador/tutor com larga experiência profissional e pedagógica. Todo o trabalho será enquadrado e apoiado por uma equipa de produção e uma equipa técnica formada por Carlos Eduardo Viana, Rui Ramos, Joana Bravo e Nuno Ribeiro.

Dirige-se a todos os que procuram viver uma experiência cinematográfica única, cujo objetivo é produzir um documentário e participar nas atividades do festival. A organização garantirá alojamento e alimentação, de 29 de Julho a 5 de Agosto, aos doze candidatos selecionados, e providenciará apoio logístico para as equipas se deslocarem aos locais de rodagem. Cada elemento selecionado terá de garantir as suas viagens até Melgaço, chegada e partida. Consulte o Regulamento do Plano Frontal em anexo, preencha e envie sua candidatura, através de e-mail, até ao dia 15 de Julho de 2014.

A participação é gratuita.

Equipa Plano Frontal

Carlos Eduardo Viana

Carlos Eduardo Viana

Carlos Eduardo Viana fez Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto e possui uma licenciatura em ensino. É docente do grupo 200. Coordenou a Oficina de Cinema e Audiovisuais do Centro Cultural do Alto Minho (1981 a 1994) e foi sócio fundador, em 1994, da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, ONGD de que é dirigente. Bolseiro do governo francês, frequentou nos Ateliers VARAN, em Paris, dois estágios de cinema direto (iniciação e especialização). Coordena as atividades pedagógicas desenvolvidas pela AO NORTE na área do cinema e dos audiovisuais, os Encontros de Cinema de Viana e o portal na Internet Lugar do Real. Realizou vários documentários em Portugal, Angola e Cabo Verde.

Pedro Sena Nunes

Pedro Sena Nunes

Estudou cinema e frequentou cursos de escrita, fotografia, vídeo e teatro em diferentes escolas europeias. Co-fundou a Companhia Teatro Meridional. Realiza filmes - documentários, ficções, publicidade e experimentais. É consultor e coordenador de diversos projectos culturais. Co-dirige os Festivais InArte, InShadow e Dança&Design. Colabora nos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage e nos Encontros de Cinema de Viana. Lecciona nas áreas de realização cinematográfica e narrativas transdisciplinares na ETIC, ESMAE, IPA, SOU e EscreverEscrever. Desde 1994 que se dedica à área pedagógica. Júri em vários festivais. Conta com vários prémios nas áreas da fotografia, vídeo e cinema.

Rui Ramos

Rui Ramos

Nasceu em Paris em 1971. Tem formação superior em direito, marketing e promoção turística. É sócio fundador e Director Executivo da AO NORTE – Associação de Produção e Animação Audiovisual, onde assume a produção executiva de documentários e a responsabilidade pela produção dos documentários produzidos no âmbito do curso de documentarismo Olhar o Real. É o produtor executivo dos Encontros de Viana – Cinema e Vídeo (2001-2014). Foi diretor artístico e programador do Festafife – Festival Internacional de Teatro de Marionetas e Cinema de Animação (2007-2011) para a área do cinema de animação. É coordenador e fundador da Minho Film Commission. Trabalha como consultor na área do turismo e é empresário.

Joana Bravo

Joana Bravo

Nasceu em Lisboa, em 1982. Frequentou a Licenciatura de Audiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social e Produção e Marketing do Espectáculo na Restart. Trabalha, desde 2006, em produção de cinema e televisão. Trabalhou com diversos realizadores: João Botelho, Catarina Ruivo, Tiago Guedes, Billie August, Vicente Alves do Ó, entre outros. Fez vários trabalhos para a RTP e SIC como o "Conta-me como foi" e "Noite Sangrenta".

Nuno Cristino Ribeiro

Nuno Cristino Ribeiro

Nasceu em Viana do Castelo em Maio de 1981. Entre 2002 e 2007 conclui os estudos de Cinema e Vídeo na ESAP - Escola Superior Artística do Porto, e cedo embarca na rodagem do seu primeiro filme "Le Jeune Maître", na Guiné Conacri. Após esta primeira estimulante experiência e entre trabalhos como freelancer de repórter de imagem, operador de câmara e editor de vídeo, inicia a sua colaboração com a Associação AO NORTE em 2008, que mantém até hoje, sendo responsável pela gestão do portal Lugar do Real e por projetos de formação, acumulando ainda funções como operador de câmara, editor, pós-produtor e animador gráfico.