Mercedes Álvarez
em colaboração com La Plantación - Encuentros y Conocimiento
Local: Escola Secundária de Melgaço
A partir da experiência da cineasta, esta oficina propõe partilhar a construção e estudo do processo de criação de um filme documentário, ao longo de todas as suas fases.
Será abordado o cinema do real como uma dialética entre as 3 fases fundamentais da sua criação: o que se olha para ser filmado, o momento único de filmar e o olhar sobre o filmado.
Serão analisadas as singularidades de um projeto cinematográfico e como interagem as diferentes fases de criação, como a sua ordem é alterada e as implicações dos diferentes modos de produção.
A oficina
Antes de colocar a câmara. Observação e exploração.
Antecipação; o olhar preventivo, sonhar as imagens.
O guião como instrumento. Guião aberto, guião prévio, guião de investigação.
Captura, espera e atenção. Para além do visor da câmara.
Filmar para montar. Entro e fora do plano.
A câmara que olha: o olhar que filma, o olhar de espera, o olhar que provoca.
Memória do filmado. Visionar, refletir, imaginar.
O guião reescrito. O relato escondido das imagens capturadas.
A forma que pensa; esboços e montagens parciais.
Ritmo, tempo e melodia na montagem. O eco, a ressonância e o silêncio.
Leitura e compreensão do espaço; esconder e mostrar, campo e fora de campo.
Tempo capturado e elipse; retrato, testemunho, presença e ausência.
A imagem comentário, a voz em off, o intertítulo.
Som e som ambiente, diálogo e parágrafo, ritmo, silêncio e respiração.
Mercedes Álvarez analisará todos estes conteúdos desde a análise de exemplos selecionados de fragmentos cinematográficos da sua obra, assim como exemplos do passado e recente histórias do cinema.
Serão abordadas as funções, recursos e possibilidades da montagem cinematográfica. A montagem como autêntica escrita de imagens, palavras e sons, como arte e técnica da composição do tempo, do espaço e o relato dentro da obra.
A montagem não é apenas, mais uma fase, isolada e independente, dentro do processo de realização de uma obra. Neste sentido esta oficina analisará também o trabalho de montagem em função das fases de investigação, observação e guião, que antecedem e acompanham a rodagem. Atualmente esta correlação das diversas fases da realização de uma obra cinematográfica gravitam sobre o trabalho de montagem como escrita do filme, tornando-se particularmente relevantes em obras de autoria individual, onde as técnicas e materiais digitais simplificam a produção e a captura das imagens.
A análise deste processo cinematográfico sobre o real tem por objetivo provocar um reflexo giratório em torno do olhar; um contraponto à enxurrada e ruído de imagens que atualmente nos dificultam o olhar, o pensar, o imaginar e o compreender.
Realizadores, Vídeo artistas, Estudantes de Cinema, Artes e Comunicação Audiovisual, Imagem e Som, Guionistas, Escritores, Produtores, Atores e a todos os interessados em cinema de autor.
Dias 1, 2, 3, 4 e 5 de agosto de 2022
ProgramaA organização do MDOC assegurará os transportes para os participantes. em colaboração com La Plantación - Encuentros y Conocimiento.
ver detalhesPreço: 625€ (com alojamento + pensão completa) e 535€ (sem alojamento + refeições)
Inscrições on-line em la plantacion.
O número de inscrições é limitado, pelo que as inscrições serão aceites por ordem de chegada.
• A organização garantirá um Certificado de Participação.
• As línguas utilizadas na Oficina de Verão " OLHAR E FILMAR" com Mercedes Álvarez, serão o português e o castelhano.
inscriçãoCaderno para anotações. Poderão ser partilhados trabalhos pessoais com Mercedes Álvarez, para análise.