Fora
de Campo

Orientadores

José da Silva Ribeiro

José da Silva Ribeiro

Coordenador

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.

Albertino Gonçalves

Albertino
Gonçalves

Albertino Gonçalves é licenciado em Sociologia pela Universidade de Paris V – Sorbonne (1981) e doutorado em Sociologia pela Universidade do Minho (1994), onde fez a agregação no grupo disciplinar de Sociologia (2005). Tem lecionado, desde 1982, disciplinas da área da metodologia das ciências sociais e da sociologia da cultura, dos estilos de vida e da arte. É coordenador dos cursos de pós-graduação do Instituto de Ciências Sociais, membro da comissão instaladora da Casa Museu de Monção e investigador do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade.

Alfonso Palazón Meseguer

Alfonso
Palazón Meseguer

Prémio Internacional Aurélio Paz dos Reis 2016. Fez diferentes projetos como argumentista, produtor e realizador, entre os quais se destacam: o Senegal. Apuntes de un viaje, 2007; Sunuy Aduna (Nossas Vidas), 2009; 20 anos dando vida aos dias, 2012. O documentário de longa-metragem Al escucha el viento (2013) como produtor, argumentista e realizador foi selecionado para concurso no Festival Internacional de Valladolid 2013. Coprodutor no projeto de documentário transmédia La primavera Rosa (nomeado Goya Awards 2018 com La primavera rosa en México). O mais recente projeto foi o pequeno documentário Juan Brito: Tamia (2019). O projeto Webdoc: Mirages on Highly Vulnerable Refugees está atualmente a ser concluído.

Álvaro Domingues

Álvaro
Domingues

Álvaro António Gomes Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Actividade Docente: Professor do Mestrado Integrado em Arquitectura e do Curso de Doutoramento da FAUP; Membro do Conselho Científico da FAUP; Professor do Mestrado “Projecto do Ambiente Urbano” (FAUP/FEUP); Professor do Curso de Doutoramento da Fac. de Arquitectura da Universidade de Coimbra; Professor dos Cursos de Verão da Fundação de Serralves; Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor Convidado da Universidade de Granada. Colabora regularmente com outras universidades, fundações, jornal Público, associações profissionais e culturais, e desenvolve uma actividade regular como conferencista. Áreas de Investigação: Geografia Urbana, Urbanismo, Paisagem, Territórios, Políticas Culturais. Dos seus livros recentes destacam-se: Vida no Campo (ed. Dafne, Porto, 2012), A Rua da Estrada (ed. Dafne, Porto, 2010) e Políticas Urbanas II, (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2012 com Nuno Portas e João Cabral)

Cornélia Eckert

Cornélia
Eckert

Graduação em Bacharelato em História (1981) e em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), mestrado PPGAS IFCH UFRGS (1985), doutorado em Antropologia Social - Paris V - Sorbonne, Université Renne Descartes (1991). Realizou programa de pós-doutorado em Antropologia Sonora e Visual, Paris VII (2001) e realizou programa de pós-doutorado no Institute for Latin American Studies na Freie Universität Berlin, Alemanha em 2013. Professora Titular aposentada e atualmente docente convidada do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Linhas de pesquisa em antropologia visual e imagem, antropologia urbana, antropologia e meio ambiente. Coordenadora do BIEV portal www.biev.ufrgs.br e do Núcleo de Antropologia Visual (NAVISUAL). É pesquisadora do NUPECS (PPGAS UFRGS) do CEPED (UFRGS). Edita a Revista Eletrônica Iluminuras, a revista Fotocronografia e participa da Comissão Editorial da Revista Horizontes Antropológicos.

Daniel Maciel

Daniel
Maciel

É Membro da AO NORTE e doutorado em Antropologia – Poder, Resistência e Movimentos Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação sobre usos e práticas de cultura direcionados a populações marginalizadas, com especial interesse na sua aplicação em contextos prisionais. Com a AO NORTE tem vindo a colaborar em projetos de recolha, inventariação e reflexão em torno de fotografias históricas em álbuns pessoais.

Gonzalo Ballester

Gonzalo
Ballester

O realizador Gonzalo Ballester destaca-se com a sua primeira curta, "Mimoune" (2006, 11'), vencedora de cerca de 20 prémios e selecionada em cem festivais internacionais. Mais tarde "La Serenissima" (2006, 30') foi nomeado para melhor curta-metragem nos Goya Awards de 2007. Formado no European Film College da Dinamarca, fez mais tarde outras curtas-metragens como "The Last Landscaper" (2007, 25'), "The Molky Way" (2009, 24'), "Al-Madina (A Cidade)" (2011, 14') e apresenta a sua primeira longa- metragem documental, "Al Otro Lado del Mar" (2011, 65'). Em 2015 estreou "Ramón Gaya. Pintura como destino" (2015, 53') no programa Indispensáveis do 2 da TVE. Trabalha na produtora José Luis López Linares (de 2010 a 2015) atuando como operador de câmara, designer de som, editor e assistente de produção em documentários como "Altamira, a origem da arte", "Jerez e o mistério do cut stick", "Champions (La Roja)" etc. O seu mais recente documentário intitulado "O Conselho dos Bons Homens (A Lei do Jardim)" (2019, 35 ́), sobre o dia-a-dia deste Tribunal, Património Imaterial da Unesco. Atualmente reside em Múrcia, onde faz diferentes obras audiovisuais para instituições como o Teatro Circo Múrcia, videoclips e documentários. Acaba de terminar o seu mais recente trabalho, intitulado "Karim" (2021, 23 ́), que será lançado em breve.

helena elias

Helena
Elias

Helena Elias é Professora Auxiliar de Escultura na Faculdade de Belas Artes de Lisboa (FBAUL). Doutorou-se em Arte pública, pela Faculdade de Belas Artes de Barcelona (2007). Mestre em Artes, pela Grays School of Arts, Universidade Robert Gordon, Aberdeen, Reino Unido (2000) e com licenciatura em Escultura pela FBAUL (1999). Enquanto artista, professora e investigadora, articula o ensino e prática artística, expondo trabalho e publicando diversos artigos, workshops, capítulos de livros. Foi bolseira de pós-doutoramento FCT em Escultura na FBAUL. Coordena a linha Investigação em Artes e Ciências do VICARTE-FBAUL, com o projeto ARcTic South, financiado pelas EEA Grants. Integra a equipa de investigação do projeto MEMORY WORK e do projecto Photo Impulse: measuring the colonies and their bodies (PTDC/COM-OUT/29608/2017). Recentemente foi artista em residência do projecto Creative Europe Pass the Mic! Decolonize Education throuhgt arts (CREA 616850/2020).

Ivan Deance

Ivan
Deance

Nascido para o registo da memória, dedica-se à preservação de histórias e memórias sobre minorias no México e noutras partes da América Latina há mais de 20 anos. Antropólogo e historiador de carreira e coração, tem experiência em estudos regionais, história oral e gestão de arquivos fotográficos e sonoros. É membro do Sistema Nacional de Investigadores do México. ivan@deance.org.mx - www.deance.org.mx

João Gigante

João Gigante

João Gigante, 1986, natural de Viana do Castelo, é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes do Porto e realizou o Mestrado em Comunicação Audiovisual (Fotografia) na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto. Mantém o seu percurso entre a prática das artes plásticas, tendo exposto o seu trabalho em diversas exposições. O seu trabalho complementa as diferentes áreas de actuação plástica, como a fotografia, o vídeo, a sonoplastia, a instalação e o desenho. Desenvolve também projectos de cariz musical onde se destaca o projecto PHOLE. É também, fundador e director da Revista PARASITA (com Hugo Soares). Actualmente é docente na área do audiovisual (área científica de Artes, Design e Humanidades) na Escola Superior de Educação do IPVC.

joão lafuente

João Lafuente

João José do Coito Lafuente, licenciado em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, exerceu a função de técnico de informática na Caixa Geral de Depósitos. Dedica-se à fotografia desde a adolescência tendo trabalhos seus publicados em livros e revistas. Participou em exposições coletivas e realizou exposições individuais e em co- autoria com Manuela Matos Monteiro. De entre as várias exposições produzidas pode-se destacar “Carnaval em Veneza”, “As Vindimas”, “A luz do Cristalino”, “ Istambul – Roteiro da melancolia”, “Tropicana/Matanzas”, “A Sul de Dakar”,“ Istambul e Lisboa – Roteiros da melancolia”, De entre outras intervenções destaca-se o trabalho também em co-autoria, sobre o Douro: fotografia oficial dos 250 anos da região demarcada, exposição sobre a região na Assembleia da República (“O Douro no Tejo com Siza Vieira, José Rodrigues e Gracinda Candeias), no Parlamento Europeu/Bruxelas, em Paris, Bordéus, em Maputo e na Beira (Moçambique), em várias zonas do Douro e no Porto. Dirige, desde outubro de 2013, com Manuela Matos Monteiro, as galerias ESPAÇO MIRA e MIRA FORUM, em Campanhã, no Porto.

Klaus Schriewer

Klaus
Schriewer

Professor de Antropologia Social na Universidade de Múrcia. Titular da Cadeira Jean Monnet (2011-2014, 2019-2022) e diretor do Centro de Estudos Europeus da Universidade de Múrcia (CEEUM 2013-2018 e a partir de 2020). Estudou Etnologia Europeia na Universidade de Marburgo (Alemanha) e na Universidade de Copenhaga (Dinamarca). Foi professor convidado regular na Københavns Universitet em Copenhaga, na Universidade de Hamburgo e na Universidade de Basileia. A sua investigação trata da relação entre o homem e a natureza (com o exemplo da dimensão cultural da floresta e da paisagem), da relação entre estado e cultura (incluindo a União Europeia), antropologia económica (baseada no debate sobre modos de produção e modos de vida), cultura funerária e análise da consciência que parte de uma narratologia atualizada. O projeto ligado à Presidência Jean Monnet (2019-22), centra-se na dimensão cultural da integração europeia e nas dificuldades atuais que ocorrem neste processo.

Manuela Matos Monteiro

Manuela
Matos Monteiro

Manuela Matos Monteiro tem formação em Filosofia e Psicologia sendo co-autora de livros de Psicossociologia, Psicologia e autora de livros de Pedagogia, Metodologia de Projeto entre outros (Porto Editora). Dirigiu durante anos a revista 2:PONTOS e foi coordenadora do site NetProf. Dedica-se à fotografia há vários anos, participando com os seus trabalhos em exposições colectivas e individuais. O seu trabalho tem sido reconhecido através de prémios obtidos em diversos concursos de fotografia, de que se destaca o 1º prémio no concurso internacional “La femme et la vigne”. Tem trabalhos publicados em livros e revistas. De entre as diferentes intervenções pode-se destacar o trabalho em coautoria

Manuela Penafria

Manuela
Penafria

Professora nos cursos de 1º e 2º Ciclos em Cinema, na UBI-Universidade da Beira Interior. Membro do conselho editorial de revistas em Portugal e no Brasil, assim como membro da comissão científica em vários eventos. Membro do Conselho Consultivo da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento, onde é membro coordenador do Grupo de Trabalho “Teoria dos cineastas”. Co-editora da Revista DOC On-line (www.doc.ubi.pt) e investigadora do Labcom-Comunicação e Artes.

Manuel Nicolas Meseguer

Manuel
Nicolas Meseguer

Professor de Comunicação Audiovisual na Universidade de Múrcia e investigador em História do Cinema. Ele coordena a sala de aula de cinema daquela universidade. Trabalhou também como professor na Escola Superior de Arte Dramática de Múrcia e no Centro de Estudios Ciudad de la Luz (Alicante). É membro da Associação Espanhola de Historiadores de Cinema, da União de Cineastas e Cinemur. Após concluir o Mestrado em História e Estética da Cinematografia na Universidade de Valladolid, doutorou-se na Universidade de Múrcia. Realizou estadias de investigação na Universidade das Artes e na Universidade Humboldt (ambas em Berlim), bem como na Universidade de Nova Iorque (NYU) e estadias de ensino na Universidade Nacional do México, na Universidade de Bonn e na Universidade de Lüneburg (Alemanha). Entre as suas publicações destaca-se uma monografia dedicada a uma mítica empresa de produção dos anos 30 e 40: Hispano Film Produktion. Uma aventura espanhola no cinema do Terceiro Reich (Santander: ShangriLa, 2017). Fez também o filme experimental Berlin Series, finalista do Ponferrada Film Festival e do Ischia Film Festival (Itália, 2012).

Mariano Baez Landa

Mariano
Baez Landa

É mexicano. Licenciado em antropologia pela Universidad Veracruzana, mestre em antropologia social pelo CIESAS e doutorado em ciências sociais pela Universidade Estadual de Campinas SP Brasil. Trabalha no CIESAS desde 1983, onde é professor catedrático de investigação na unidade regional do Golfo. Coordena a Rede de Investigação em Antropologia Audiovisual (RIAA) a nível latino-americano e faz parte da Rede de Investigadores em Antropologia Visual do CIESAS (RIAV-CIESAS).

Mina Rad

Mina
Rad

Mina Rad é diplomada em Comunicação e História pela Universidade de Paris. Foi jornalista internacional, apresentadora de rádio e televisão e repórter cultural. Desde 2012 é realizadora de documentários, após ter frequentado os Ateliers Varan. Em 2017, realizou o seu décimo filme “Jean Rouch, Regards Persans”. Desde 2013, é fundadora e presidente da APRÈS VARAN, associação de ex-alunos dos Ateliers Varan. É co-diretora do APRÈS VARAN Documentary Film Festival. Coordena também o Festival de Cinema Feminino para o Dia da Mulher. Francesa de origem iraniana, viveu e trabalhou na Europa e em diferentes partes do mundo: EUA, América Central e Ásia.

Olívia Marques da Silva

Olívia
Marques da Silva

Investigadora convidada do Grupo de Estudos Audiovisuais da Universidade de Santiago Compostela e doutorada em Fotografia pela Escola de Arte & Design de Derby, Reino Unido (Ph.d., Mphil/Ph.d./MA). Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e Centro Português de Fotografia. Associa a atividade académica à expressão artística enquanto fotógrafa, participando em diversas exposições individuais e coletivas. Colabora em várias publicações sobre as temáticas de Antropologia Visual e Fotografia Documental. A ligação ao Politécnico do Porto começou em 1992, onde foi diretora do Departamento de Artes da Imagem da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Foi coordenadora e criou o Mestrado em Comunicação Audiovisual nas áreas de Especialização de Fotografia e Cinema Audiovisual e Produção e Realização Audiovisual. Foi presidente do Conselho Técnico-Científico da ESMAE. Colabora com os seguintes centros de investigação: GEV-Universidade Santiago Compostela, CCRE - FAUP e eCPR- European Centre for Photographic Research da South Wales University. É atualmente membro do Conselho Geral do P.Porto membro do Conselho de Gestão do P.Porto, 2º Mandato como Presidente da Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD) do P.PORTO.

Paulo Ferreira da Costa

Paulo
Ferreira da Costa

Paulo Ferreira da Costa tem formação em Antropologia e, desde 2015, é Diretor do Museu Nacional de Etnologia / Museu de Arte Popular, tendo trabalhado previamente no Museu Nacional de Etnologia, entre 1993 e 2001. Na Direção-Geral do Património Cultural desempenhou funções de Chefe da Divisão do Património Imóvel, Móvel e Imaterial (2012-2014). Foi Diretor do Departamento de Património Imaterial do Instituto dos Museus e da Conservação (2007-2012) e Diretor de Serviços de Inventário do Instituto Português de Museus (2002-2007). No âmbito das suas funções de direção do Museu Nacional de Etnologia / Museu de Arte Popular, tem dado particular relevo à transição digital, através do desenvolvimento de diversos projetos de digitalização de arquivos e coleções, para tal aplicando as orientações e instrumentos de trabalho que anteriormente desenvolveu, à escala nacional, no âmbito das funções que desempenhou no Instituto dos Museus e da Conservação e na Direção-Geral do Património Cultural.

renato amram athia

Renato
Amram Athias

Renato Athias é coordenador geral do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.

Ricardo
García Arrañaga

Comunicador, produtor, emissor e editor mexicano, é ouvinte de nascimento e coração. Com uma vocação inata e um grande amor pela criação sonora, tem mais de 10 anos de experiência em edição, locução e produção de rádio. Desenvolveu uma variedade de programas que vão desde a divulgação científica ao jornalismo regional, tanto na rádio da Internet como na radiodifusão pública, contribuindo em espaços de rádio de grande audiência como o La Hora Nacional.

Rodrigo Lacerda

Rodrigo
Lacerda

Antropólogo e documentarista. Doutor em Antropologia: Políticas e Mostras de Cultura e Museologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e pelo ISCTE-IUL, e é mestre em Antropologia, com especialização em Cultura Visual, pela NOVA FCSH. Pós-graduação na National Film and Television School (Reino Unido) e um BA (Hons) em Film and Broadcast Production na London Metropolitan University. Investigador do Centro de Redes de Investigação em Antropologia (CRIA) e coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Artes (NAVA) do CRIA. É professor assistente convidado da NOVA FCSH desde 2017 e na Universidade de Coimbra de 2019 a 2020.

Thor Morales

Thor
Morales

Mexicano e americano. Formou-se como biólogo na Universidad Veracruzana e estudou um mestrado em El Colegio de la Frontera Sur. É autor de vários capítulos de livros e artigos científicos e de divulgação sobre ecologia, etno-ornitologia e vídeo participativo. É fotógrafo e operador de câmara autodidata. Desde 2011 dedica-se totalmente à fotografia, produção de vídeo e facilitação de workshops de vídeo e fotografia participativos. Atualmente vive em Takoma Park, Maryland, EUA, com a família.

Verónica Vazquez Valdez

Verónica
Vazquez Valdez

Académico da BUAP. Doutorado em História e Etnohistory, Mestre e Licenciatura em Comunicação. É licenciada em Fotografia e licenciada em Antropologia Visual. A sua produção académica baseia-se na investigação social da fotografia como fonte de informação primária, abordando os fenómenos da memória e da reprodução cultural. Membro do Sistema Nacional de Investigadores do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (México).