Ao longo de mais de um quarto de século de atividades no domínio do cinema, como diretor editorial do "Dictionnaire Larousse du Cinéma", conselheiro para o cinema do Centre Georges Pompidou, fundador e diretor do Festival de la Rochelle até 2001, e coordenador da "Caméra d'Or" do festival de Cannes, Jean-Loup Passek colecionou inúmeros objetos, testemunhos, documentos, raridades da Sétima Arte: mais de cem mil fotografias, milhares de cartazes, livros, um magnífico conjunto de aparelhos do período do designado pré-cinema.
Em Melgaço, a Câmara Municipal apoiou a concretização de um sonho que acalentava, a fundação de um "museu sentimental" onde se pudesse apresentar a sua coleção.
Por ocasião da 50ª edição do Festival de Cinema de La Rochelle e da 8.ª edição do MDOC- Festival Internacional de Documentário de Melgaço, Jean-Loup Passek vai ser homenageado através de uma amostra da sua coleção e de uma seleção de cartazes originais de filmes portugueses. A exposição, com a curadoria de Sylvie Pras e de Madalena Lima, estará patente no Festival de Cinema de La Rochelle de 1 a 10 de julho, e será inaugurada no Museu de Cinema de Melgaço a 1 de agosto, dia de abertura do MDOC.