A 2ª edição de FILMES DO HOMEM - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, dedicada este ano ao tema Migrações, inaugura uma secção competitiva para atribuição do prémio Jean-Loup Passek, em homenagem ao escritor e crítico de cinema francês que doou o seu espólio ao município de Melgaço.
Um júri formado por Jorge Campos, Catarina Alves Costa, Jean-Loïc Portron, José Manuel Sande e Tiago Hespanha, vai atribuir o prémio à melhor longa-metragem internacional, à melhor curta ou média-metragem internacional e ao melhor documentário português que aborde o tema do festival.
A programação vai contar com os filmes candidatos ao prémio e com sessões especiais, nas freguesias de Parada do Monte, Castro Laboreiro, Cristóval (S. Gregório) e em Arbo, na Galiza.
O curso de verão Fora de Campo é outra das atividades que se estreia na edição de 2015. Esta iniciativa pretende ser um encontro de reflexão e debate multidisciplinar em torno do tema Cinema e Migrações e aproximar abordagens artísticas, tecnológicas e das ciências sociais e humanas, envolvendo Universidades e grupos de Investigação de Portugal, Galiza, Brasil e México e a comunidade local.
Além das atividades que se estreiam nesta edição, haverá também espaço para as iniciativas que já se verificaram em 2014: sessões especiais e a residência cinematográfica e fotográfica Plano Frontal, na qual serão integrados alunos de Cinema, Audiovisual e Fotografia para realizarem documentários e projetos fotográficos sobre temas locais que lhes serão propostos.
Desde o ano passado que estão a ser recolhidas e digitalizadas fotografias de arquivos pessoais que documentam histórias da emigração. Parte desse espólio vai poder ser visto na exposição Nós, por cá e por lá, patente na Casa da Cultura de Melgaço.
Uma exposição no Museu de Cinema de Melgaço Jean-Loup Passek evocará Manoel de Oliveira, cineasta que ao longo da sua obra fez uma reflexão sobre a cultura e a história portuguesa e que escolheu a região como cenário para um dos seus filmes.
Em agosto, o caminho das migrações passa em Melgaço. Esperamos por si.