Andrea Slováková é documentarista, curadora e teórica em cinema. Desde maio de 2020, exerce a função de reitora da Escola de Cinema e TV da Academia de Artes Performativas de Praga (FAMU). Doutoramentos em Ciência do Cinema na Faculdade de Artes da Charles University e em Estudos de Media na Faculdade de Ciências Sociais da mesma universidade, respectivamente. Estudou cinema documentário na FAMU e gestão estratégica na Cambridge Business School. Professora de teoria e história do cinema documental e experimental em escolas terciárias Checas. Esteve envolvida na liderança do Festival Internacional de Documentários de Ji.hlava e continua a trabalhar como dramaturga do evento. Publicou artigos sobre cinema em vários periódicos e foi editora-chefe da revista dok.revue e do almanaque de documentários DO. Liderou a editora NAMU e foi co-fundadora da Nová beseda. Andrea realizou um retrato cinematográfico do matemático Petr Vopěnka, um filme sobre nuvens e um ensaio sobre mecanismos de vigilância.
Maythem Ridha passou os seus anos de formação no Iraque antes de fugir com a família para o exílio. Tem muitos anos de experiência na produção de filmes premiados e projetos fotográficos. Os seus filmes foram selecionados para grandes festivais internacionais de cinema, distribuídos em cinemas e ganharam vários prémios e distinções. Realizou igualmente filmes em inglês e árabe para a BBC World Service e ART Europe. Maythem escreveu CONTOS DO IRAQUE, um conjunto de histórias para cinema, na Universidade de Oxford e depois na National Film & Television School (Reino Unido). Deste, DRIFTING ON THE WIND foi selecionado por mais de 20 festivais internacionais de cinema, ganhando o Prémio de Melhor Realizador no Hearts & Minds. Em seguida, AL-BAGHDADI ganhou o Gold Prize para Melhor Filme Estrangeiro no Festival Internacional de Cineastas. ALI AND HIS MIRACLE SHEEP, o seu último capítulo dos CONTOS DO IRAQUE, teve a estreia mundial e venceu o prestigiado prémio de Melhor Filme no Sheffield Doc Fest UK Competition 2021 e desde então foi selecionado por mais de 40 grandes festivais internacionais, ganhando cerca de 20 prémios e distinções. O trabalho fotográfico de Maythem foi publicado e exibido em várias mostras individuais e exposições conjuntas de projetos premiados, como AL-INTITHAR, INTERFACE e as mais recentes coleções MY CAMERA IN EXILE. Vencedor do Prémio Al Hambra de Excelência nas Artes, Maythem trabalha com uma ampla gama de projetos internacionais, além de coordenar workshops e masterclasses em cinema e fotografia. Após a realização de uma exposição do seu trabalho no Centro Cultural Iraquiano (Reino Unido) em Londres, começou a desenvolver o seu livro de fotos publicado com sucesso, BEYOND MOMENTS: MOROCCO. Maythem está atualmente a trabalhar em vários novos projetos de cinema e fotografia, incluindo 40 YEARS OF SILENCE e TEAR MAKER, que tem como pano de fundo o deserto iraquiano.
Diretora artística, programadora e curadora do MIDBO (Festival Internacional de Documentários de Bogotá) na Colômbia, membro da ALADOS e professora adjunto do Departamento de Media Audiovisual do TecnoCampus ESUPT, Universitat Pompeu Fabra). Pesquisadora do grupo Narrativas de Resistência, co-coordenadora da Rede HoMER (História da exibição e recepção cinematográfica). Co-editora com Pablo Mora e Daniela Samper do livro Territorio e Memória Sem Fronteiras, novas estratégias para pensar o real (2021) e autora do capítulo Sur on Demand no livro coletivo Cines latinoamericanos, en busca del público perdido (2020), editado por Ana Rosas Mantecón e Leandro González e premiado como melhor ensaio em 2020 pela Fundación de Cine Latinoamericano em La Habana.
Paulo Cunha é programador do Cineclube de Guimarães, no festival internacional de cinema Curtas Vila do Conde e no Batalha Centro de Cinema. Já exerceu funções de jurado em vários festivais de cinema (IndieLisboa, Caminhos do Cinema Português, CineEco, Filminho) e em concursos de bolsas artísticas e científicas (Fundação Calouste Gulbenkian, FilmaPorto ou Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Docente de cinema na Universidade da Beira Interior, onde dirige a Licenciatura em Cinema, é ainda Vice-Presidente do Departamento de Artes e membro integrado do Grupo de Artes do LabCom – Comunicação e Artes. Doutor em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra, é também coordenador do Grupo de Trabalho Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos da AIM – Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. As suas mais recentes publicações são Uma nova história do novo cinema português (2018, Outro modo/Le Monde Diplomatique) e Reframing Portuguese Cinema in the 21st Century (2020, Curtas Metragens CRL; coeditado com Daniel Ribas).
Waldir Xavier estudou Jornalismo, Filosofia e Cinema. Radicado na França por mais de 15 anos, formou-se como Editor de Imagem e especializou-se no Desenho de Som, tendo trabalhado com diretores como Youssef Chahine, Pedro Costa, João Botelho, Raoul Peck e Eryk Rocha e dirigiu o documentário “Barracão, um olhar carnavalesco”onde acompanha os bastidores da preparação de um desfile de uma escola de samba do Rio de Janeiro. Entre seus trabalhos mais conhecidos como editor de som estão « Central do Brasil » de Walter Salles, Urso de Ouro do Festival de Berlim em 1998, « De Longe te Observo », de Lorenzo Vigas, Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2015 e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz, prêmio Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2019.