Orientadores

Fora de Campo

José da Silva Ribeiro

José da Silva Ribeiro . Coordenador

AO NORTE – Grupo de Estudos em Cinema e Narrativas Digitais.

Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto (1976), graduação em Cine Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto (1989), mestre em Comunicação Educacional Multimedia pela Universidade Aberta de Portugal (1993) e doutorado em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade Aberta de Portugal (1998). Foi professor da Universidade Aberta de Portugal. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia visual, antropologia digital, cinema, métodos de investigação em antropologia, interculturalidade e cultura afro-atlântica. Tem realizado trabalho de campo em Portugal, Cabo Verde, Brasil, Argentina e Cuba. Coordenou a Rede Internacional de Cooperação Científica Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Professor visitante da Universidade Mackenzie (Educação, Arte e História da Cultura), da UECE, da UCDJB, da Universidade de Múrcia - Espanha (ERASMUS) e da Universidade de Savoie - França, Universidade de S. Paulo. Entre 2016 e 2019 foi professor visitante da Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais e Faculdade de Ciências Sociais. Coordena o Grupo Estudos de Cinema e Narrativas Digitais na AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual e colabora com outros projetos desta Associação. Colabora com diversas Revistas Científicas, Festivais de Cinema, Grupos e Redes de Pesquisa/investigação.


Alessandro Ricardo Campos

Alessandro Ricardo Campos

Universidade Federal do Pará

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia – PPGSA / UFPA, Mestre em Antropologia Social pelo mesmo Programa (2014), e Especialista em “Educação e Saberes Africanos e a Implementação da lei 10.639” pela Universidade Federal do Pará (2012). É graduado em Ciências Sociais também nesta universidade (2005). Atua como Professor (Classe II) na Secretaria Estadual de Educação (SEDUC / PA) e como docente externo da UFPA. É membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem – Visagem / PPGSA, e editor da Revista Eletrônica Visagem. Atua como membro da curadoria das mostras do Festival do Filme Etnográfico do Recife e coordenador do Festival do Filme Etnográfico do Pará


Alfonso Palazón

Alfonso Palazón Meseguer

Universidade Rey Juan Carlos, Espanha

Doutorado e licenciado em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Complutense. Prémio Internacional Aurélio Paz dos Reis, 2016. Professor titular de Comunicação Audiovisual na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos, Madrid (URJC). Dirige o Mestrado Oficial em Documentário e Novos formatos da URJC. Trabalhou em diferentes projetos audiovisuais como realizador, produtor e guionista. Na sua atividade destaca-se a criação e realização cinematográfica, o documentário e as narrativas transmédias.


Álvaro Campelo

Álvaro Campelo

Universidade Fernando Pessoa

Álvaro Campelo, Professor de Antropologia Social e Antropologia do Desenvolvimento na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e de Antropologia Social no Instituto Superior de Ciências da Saúde, em Gandra - Universidade Fernando Pessoa. Doutorado em Antropologia das Religiões, na parisiense universidade da Sorbonne, com uma tese sobre o antropólogo francês Michel de Certeau, intitulada a "Antropologia do Crer".


Daniel Maciel

Daniel Maciel

AO NORTE – Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais

Doutorado em Antropologia – Poder, Resistência e Movimentos Sociais, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve investigação sobre usos e práticas de cultura direcionados a populações marginalizadas, com especial interesse na sua aplicação em contextos prisionais. Com a AO NORTE tem vindo a colaborar em projetos de recolha, inventariação e reflexão em torno de fotografias históricas em álbuns pessoais.


Denise Machado Cardoso

Denise Machado Cardoso

Universidade Federal do Pará

Denise Machado Cardoso é antropóloga, atua na Assessoria da Diversidade e Inclusão Social da UFPA e no Comitê de Antropologia Visual da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Participa do Grupo de Estudos sobre Mulher e Relações de Género Eneida de Moraes (GEPEM) e é vice-coordenadora do Grupo de Estudos Nós Mulheres. Participou como conselheira ad hoc da Secretaria Especial da Presidência da República para Mulheres (SPM) e do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPA. Atualmente, coordena o Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo (LAANF) da UFPA. Coordena o Grupo de Estudos sobre Antropologia Visual e da Imagem (VISAGEM) e Grupo de Estudos sobre Populações Indígenas (GEPI). Vínculo institucional: Universidade Federal do Pará.


Gilmar Santana

Gilmar Santana

Mestre em Sociologia da Cultura pela UNICAMP, Doutorado em Sociologia do Cinema pela USP & Universitat de Barcelona e Pós-doutorado em documentário pela University of Cambridge. Atualmente é Professor Associado III, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil. Coordenador do curso de licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, vice-líder no NAVIS (Núcleo de Antropologia Visual) da UFRN, coordenador do projeto de pesquisa PROPESQ-UFRN: “Imagem e ensino de Sociologia” e membro do GEPEMADEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Brasil. Atua de modo interdisciplinar nas áreas da Sociologia da Cultura, da Arte e do Cinema, com os temas: Audiovisual, Memória, Teatro do Oprimido, Documentário, Cotidiano e Movimentos Sociais de Cultura.


Manoela dos Anjos Afonso

Manoela dos Anjos Afonso

Presidente da Anpap, Brasil

Professora Adjunta da Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da FAV/UFG, vinculada à linha de pesquisa Poéticas Artísticas e Processos de Criação. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Práticas Artísticas Autobiográficas (NuPAA) e Coordenadora do Grupo de Estudos de Metodologias, Métodos e Abordagens da Pesquisa em Arte (GEMMA). Presidente da ANPAP. Pertença institucional: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, Faculdade de Artes Visuais, UFG.


Manuel Sendón

Manuel Sendón

Facultade de Belas Artes de Pontevedra

Licenciado em Matemáticas (1973) e Doutorado em Belas Artes (1997), é Professor de Fotografia na Facultade de Belas Artes de Pontevedra desde 1993. Dirige, com X. L. Suárez. O Centro de Estudos Fotográficos (CEF) em Vigo. Foi investigador responsável pelo Grupo de Investigacións Fotográficas PEI2 (1996-2014) e dirige, actualmente, o projecto Inédito. Tem uma vasta obra publicada na área da Fotografia Histórica Galega e comissariou, com X. L. Suárez, exposições nesta área assim como da Fotografia Contemporânea. Enquanto Fotógrafo, tem um vasto trabalho publicado e que resultou em inúmeras exposições individuais e colectivas em vários pontos do mundo.


Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

Maria Alice de Sousa Carvalho Rocha

Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação e pós-doutorado em Artes e Cultura Visual na Universidade Federal de Goiás. É professora adjunta no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área da Educação, no Ensino Básico e dedica-se às temáticas sobre infância, linguagem e cinema. Pertença institucional: Universidade Federal de Goiás - Goiás/Brasil.


Maria Ângela Pavan

Maria Ângela Pavan

Professora Associada do Departamento de Comunicação Social – Audiovisual e da Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN). É membro da Rede de Pesquisa Etnografias Audiovisuais Participativas (Portugal e Brasil). Participa do projeto Narrativas, Memórias e Itinerários do (NAVIS/UFRN). Tem interesse em pesquisa com Etnografias Audiovisuais participativas, História do Audiovisual, Novas linguagens no Documentário, Imagens e Narrativas e Comunicação e Cultura.


Marisa Víctor Crespo

Marisa Víctor Crespo

Colectivo “Educar La Mirada”

Marisa Víctor Crespo é professora de Educação Infantil e Educação Primária e licenciada em Pedagogia. Trabalhou como professora em diferentes centros públicos da Comunidade de Madrid, especialmente na comunidade educativa do Colégio Público Trabenco de Leganés de Madrid e, atualmente, na Escola Infantil Zofío, de Madrid. Membro do coletivo de alfabetização e criação audiovisual "Educar la mirada". Pertence ao Movimento de Renovação Pedagógica “Acción Educativa” fomentando uma reflexão crítica e criativa, bem como a formação contínua de professores. Desenvolve parte de seu trabalho docente no coletivo EnterArte, gerindo projetos inovadores de educação artística em diferentes etapas educativas, trabalhando em colaboração com artistas, gestores culturais e museus interessados em relacionar arte e escola. Colabora com o Centro de Arte 2 de Mayo (CA2M), Museu de Arte Contemporânea da Comunidade de Madrid, em coordenação com o departamento de educação em diferentes grupos de trabalho, formação e publicações.


Mina Rad

Mina Rad

Association Après Varan

Mina Rad é diplomada em Comunicação e História pela Universidade de Paris. Foi jornalista internacional, apresentadora de rádio e televisão e repórter cultural. Desde 2012 é realizadora de documentários, após ter frequentado os Ateliers Varan. Em 2017, realizou o seu décimo filme “Jean Rouch, Regards Persans”. Desde 2013, é fundadora e presidente da APRÈS VARAN, associação de ex-alunos dos Ateliers Varan. É co-diretora do APRÈS VARAN Documentary Film Festival. Coordena também o Festival de Cinema Feminino para o Dia da Mulher. Francesa de origem iraniana, viveu e trabalhou na Europa e em diferentes partes do mundo: EUA, América Central e Ásia.


Pablo Piedras

Pablo Piedras

Pablo Piedras é Doutor em Filosofia e Letras com orientação em Teoria e História das Artes pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. É licenciado em Artes Combinadas pela mesma instituição. Foi doutorando na Agência Nacional de Promoção Científica e Tecnológica e no CONICET, instituição onde é atualmente investigador associado. É professor adjunto da Cátedra de História do Cinema Latino-Americano e Argentino (FFyL, UBA) e professor visitante da Carreira em Artes Dramáticas da Universidade Nacional das Artes (UNA). Foi diretor da revista Cine Documental (2010-2019) e presidente da Associação Argentina de Estudos Cinematográficos e Audiovisuais (AsAECA) de 2016 a 2018. Atualmente é pesquisador do Institute of Entertainment Arts (FFyL, UBA). Ministrou seminários e cursos de pós-graduação em diversas universidades, na Argentina, Espanha e Inglaterra. É autor de El cine documental en primera persona (Paidós, 2014) e coautor de Patino / Birri. Estratégias versus realidade (Festival de Cinema de Málaga, 2018). É co-editor dos livros: Uma história do cinema político e social na Argentina. Vol. I e II (Nueva Librería, 2009 e 2011), Cinema e revolução na América Latina. Uma perspetiva comparada das cinematografias da região (Imago Mundo, 2014), Eu conheço a música. Melodias populares em cinemas pós-clássicos da América Latina e Europa (Libraria, 2018) e Cinema Documentário: uma encruzilhada estética e política (Prometheus, 2020).


Renato Amram Athias

Renato Amram Athias

Universidade Federal de Pernambuco

Renato Athias é coordenador geral do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.


Sandra Regina Nunes

Sandra Regina Nunes

Diversitas, Universidade de São Paulo

Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica: Literatura, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorada em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais e em História Social pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Diversitas/USP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades, do Diversitas/USP. Professora de Literatura e Dramaturgia da Fundação Armando Álvares Penteado, e de Comunicação e Expressão da Fatec. Foi Vice-Coordenadora do Diversitas/Usp e Coordenadora do INOVA/FATEC. Coordenadora do Grupo de Estudos Arte, Cultura e Subjetividade. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Jean Rouch e Redhart. Autora do Blog Reescrituras Rubianas, e do ensaio biográfico sobre Murilo Rubião, em www.murilorubiao.com.br. Autora do Blog História Fotografada, História (Com)Partilhada.