As freguesias de Prado e Remoães compõem uma área geográfica de grandes contrastes assim como um porto de chegadas e partidas.
Contam, como de resto é a grande história do concelho de Melgaço, com uma saga constante de emigração. Os nativos que ficaram assistiam e juntavam-se a grupos de aventureiros que, vindos de todo o lado, se reuniam no cruzeiro da Serra para receberem o contrabando que levariam ao outro lado do Minho. As termas, partilhadas por Prado, Remoães e Paderne, traziam a estas localidades o fluxo turístico, compondo com a proximidade a Melgaço um mosaico que contrasta com as descrições dos povoados no alto das montanhas. Aqui estamos na Ribeira. A proximidade à Vila é também a proximidade a um conjunto de garantias e conveniências atrativas a quem habitava em lugares mais distantes do concelho, e que com algum enriquecimento comprou terrenos e cá se instalou.
Encontramos hoje, em continuidade, uma freguesia desmultiplicada em pontos de focagem. Gente que sempre cá morou, gente que veio para cá morar, gente que daqui saiu para outros lados. A aposta no vinho alvarinho, a nova indústria, a paisagem transformada do Monte de Prado – outrora um baldio para matos e pastagem de animais, hoje um centro de desporto, educação e turismo. E, de ponto em ponto, andam vidas herdadas, adotadas, desenrascadas e voltadas para o futuro.
Acolhendo todos estes caminhos e interseções, as pessoas apresentam-se a nós hoje como uma colagem de histórias desencaixadas. É com esta rica textura que remete ao antigo e ao contemporâneo, que se traçam linhas oblíquas entre o tradicional e o inovador, que são preenchidos os múltiplos caminhos de Prado e Remoães.
A exposição QUEM SOMOS OS QUE AQUI ESTAMOS – entre caminhos é projetada segundo esta descrição fragmentada. É montada a partir do espólio de fotografias pessoais cedidas por habitantes da União de Freguesias de Prado e Remoães, desvendando uma descrição multifacetada e cuja interseção de imagens procura espelhar as vias e cruzamentos traçados por quem atualmente cá vive.
Daniel Maciel