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Filmes do Homem

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Participantes

Albertino Gonçalves

Albertino Gonçalves

Albertino Gonçalves é licenciado em Sociologia pela Universidade de Paris V – Sorbonne (1981) e doutorado em Sociologia pela Universidade do Minho (1994), onde fez a agregação no grupo disciplinar de Sociologia (2005). Tem lecionado, desde 1982, disciplinas da área da metodologia das ciências sociais e da sociologia da cultura, dos estilos de vida e da arte.
É coordenador dos cursos de pós-graduação do Instituto de Ciências Sociais, membro da comissão instaladora da Casa Museu de Monção e investigador do Centro de Estudos Comunicação e Sociedade

Alexandre Marinho

Alexandre Marinho

(Meaux, 1983) é cinéfilo e realizador amador. Doutorando em Estudos Literários (teoria).

Álvaro Domingues

Álvaro Domingues

Álvaro António Gomes Domingues (Melgaço, 1959) é geógrafo, doutorado em geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Actividade Docente: Professor do Mestrado Integrado em Arquitectura e do Curso de Doutoramento da FAUP; Membro do Conselho Científico da FAUP; Professor do Mestrado “Projecto do Ambiente Urbano” (FAUP/FEUP); Professor do Curso de Doutoramento da Fac. de Arquitectura da Universidade de Coimbra; Professor dos Cursos de Verão da Fundação de Serralves; Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor Convidado da Universidade de Granada. Colabora regularmente com outras universidades, fundações, jornal Público, associações profissionais e culturais, e desenvolve uma actividade regular como conferencista. Áreas de Investigação: Geografia Urbana, Urbanismo, Paisagem, Territórios, Políticas Culturais. Dos seus livros recentes destacam-se: Vida no Campo (ed. Dafne, Porto, 2012), A Rua da Estrada (ed. Dafne, Porto, 2010) e Políticas Urbanas II, (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2012 com Nuno Portas e João Cabral)

Andreia Alves de Oliveira

Andreia Alves de Oliveira

É fotógrafa e investigadora, vive e trabalha em Londres. É doutorada (2015) e mestre (2009) em fotografia pela Universidade de Westminster em Londres, onde foi bolseira. Em 2008 foi seleccionada para o Programa Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian. Previamente, estudou direito e trabalhou como advogada. A sua práctica e trabalho de investigação exploram assuntos relacionados com a vida contemporânea na sociedade ocidental, procurando investigar através da fotografia e da escrita a realidade em que estamos inseridos, aquilo que torna a vida aqui, agora, aquilo que ela é, questionando em simultâneo os mecanismos e relações de poder implícitos no processo de representação. www.andreiaoliveira.net

António Borges Correia

António Borges Correia

Nascido em 1966. Após uma breve passagem pela Rádio e Imprensa escrita, inicia os estudos de Cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema em 1989 optando pela área da Montagem. Em 1992 faz estágio como 2o Assistente de Realização no filme "A Caixa" de Manoel de Oliveira e realiza um dos exercícios finais do curso.
Em 1998 tem subsídio do ICA para a sua primeira curta-metragem, "Golpe de Asa" que chega a Locarno, Clermont-Ferrand e Vila do Conde. Continua a experimentar as curtas durante um longo período até se concentrar num conceito muito pessoal de fazer documentário ao ponto de se deixar invadir pela ficção.
Aí surge "O Lar", pensado vinte anos antes e concluído em 2007. Estreia em Paris no Centro Pompidou (Cinéma du Réel) e viaja por alguns festivais internacionais.
Segue-se um projecto com veteranos de guerra e em 2010 produz e realiza "Parto" com personagens a desempenhar o seu próprio papel e que arrisca até ao limite a fusão entre o documentário e a ficção (Estreia no DocLisboa e é seleccionado para o BAFICI em Buenos Aires e para o CineB no Chile. Este terreno continua a ser explorado no ano seguinte com "Gesto", um filme sobre um jovem surdo, que ambiciona ser realizador de cinema.
O filme mais recente, “Os Olhos de André”, estreia no IndieLisboa, onde recebe 3 prémios, incluindo o de melhor filme na competição nacional. Continua a viajar por festivais depois de já ter passado pelo Québec, Hong Kong, Gijón, Londres...

Beli Martinez

Beli Martinez

Beli Martínez (A Guarda, 1980). Produtora de longas-metragens como Arraianos (2012) de Eloy Enciso, estreada em Locarno e programada em mais de trinta festivais internacionais. Em 2011 produz Vikingland, de Xurxo Chirro, uma das obras mais representativas do denominado Novo Cinema Galego, estreada no prestigiado FID Marseille e que foi escolhida como uma das melhores películas do ano pela crítica e imprensa especializada como Cahiers du Cinéma e que obteve o reconhecimento do júri nos festivais Play-Doc, Lima Independiente e Márgenes. Trabalha desde 2012 também com este mesmo realizador no Proxecto Socheo, arquivo audiovisual de A Guarda. Em 2013 produz a segunda longa-metragem de Xurxo Chirro, Une histoire seule, presente em numerosos festivais internacionais como Mar del Plata IFF, Cinema D’Autor ou Lima Independiente, fazendo parte do ciclo Un impulso colectivo comissariado pelo crítico Carlos Losilla. Em novembro de 2014 estreou a sua última produção Jet Lag, de Eloy Domínguez Serén, no Festival de Cine Europeu de Sevilla e que participou noutros festivais como FID Marsella ou First Look no MOMI de New York. Doutora en Comunicación Audiovisual concilia a produção com o ensino no Departamento de Comunicación Audiovisual e Publicidade da Universidade de Vigo e no IES Audiovisual de Vigo. Na atualidade, trabalha na preparação da longa-metragem Longa noite dirigida por Eloy Enciso.

Carmen Suarez Nieto

Carmen Suarez Nieto

Licenciada en Psicología pola Universidade de Oviedo. Dinamizadora e formadora na Rede de Telecentros de Asturias. Foi responsável pelo arranque, desenho e a coordenação da Rede de Dinamización da Sociedade da Información da Xunta de Galicia (2007-2010), onde se realizaram projetos inovadores como “Memoria de Muller”,“Memoria dos oficios”, “E-signovisual” ou“Maiores con iniciativa”entre outros. Atualmente trabalha como agente da Rede CEMIT no Concelho de San Sadurniño,onde desenvolve o projeto colaborativo “Fálame de San Sadurniño”

Casimiro Pinto

Casimiro Pinto

É atualmente professor do Agrupamento de Escolas de Garcia de Orta, no Departamento de Ciências Sociais desempenhando a funções de subcoordenador, e tutor em EaD na Universidade Aberta. É investigador integrado do Centro de Estudos da Migrações e da Relações Interculturais (CEMRI) no grupo Media e Mediações Culturais. Os seus interesses de investigação são os videojogos, os mídia, a cultura local, o ensino das ciências sociais, a EaD. Tem organizado e realizado cursos e ações de formação de professores, bem como coordenado planos de formação em centro de formação de professores. Participou num documentário sobre videojogos produzido pela RTP, publicou vários artigos e capítulos em livros e revistas especializadas, abordando temáticas das suas investigações.

Catarina Mourão

Catarina Mourão

Estudou música, direito e cinema (MA Brisol University). Em 1998 foi uma das fundadoras da Apordoc, associação pelo documentário e começou a dar aulas de cinema e documentário em 2000. No mesmo ano, com a realizadora Catarina Alves Costa fundámos em Lisboa, A Laranja Azul, uma produtora independente de documentário e artes visuais.

Daz Chandler

Daz Chandler

Daz Chandler é uma realizadora e artista de vídeo Australiana com formação em jornalismo de informação e apresentação em rádio e televisão. O seu trabalho foi programado em festivais internacionais de cinema por toda a Europa, Estados Unidos e Austrália e exibido em galerias na Austrália, Estados Unidos, Territórios Palestinos e na Turquia. O principal interesse de Daz encontra-se no material que desafia as noções e ideias socioculturais e políticas pré-concebidas e cria instâncias de participação social, ou pontos de ligação entre as partes improváveis. Ela gosta igualmente de desenvolver projetos que satisfaçam o seu sentido de humor negro e flirtem com o surreal e inesperado. Atualmente mora em Sydney com um cão de caça que adora queijo chamado "Ellroy".

diana goncalves

Diana Gonçalves

Nasceu em Tui em 1986. Licenciada em Comunicação Audiovisual pela Universidade de Vigo (2008). Mestrado em Comunicação e Indústrias Criativas pela Universidade de Santiago de Compostela (2013).
Em 2009 produz e realiza a seu primeiro documentário "Mulheres da Raia" que tem recebido vários prêmios em diversos festivais nacionais e internacionais. Posteriormente, trabalho como realizadora na produtora Pórtico Audiovisual. No campo da produção trabalha para a Agência Galega de Indústrias Culturais (AGADIC) na organização de vários encontros do programa CRIATIVA promovendo o intercâmbio cultural multidisciplinar entre Espanha e Portugal.
Trabalha no estúdio de pós-produção sonora cinematográfica Cinemar Films com presença em mercados internacionais. Em 2010, coordenou a retrospectiva documental Carlos Velo: Olhar ao Marge, como programadora do FILMINHO (Festival de Cinema Galego e Português). Paralelamente, promoveu e desenvolveu vários workshops itinerantes em vários escolas da Galícia e Norte de Portugal. Entre 2009 e 2013, foi membro do laboratório de documentário "O Retrato Filmado" dirigido por Marta Andreu. Atualmente trabalho em la pós-produção de "Palmira", fruto dos 5 retratos elaborados nos anos de laboratório e como profissional da comunicação e marketing no meio empresarial.

Iman Behrouzi

Iman Behrouzi

Iman Behrouzi nasceu em Shiraz, Irão, em 1984. Estudou realização de cinema na Universidade de Teerão, no Irão. Atualmente estuda Cultura dos Media (PhD) na Universidade de Colónia na Alemanha. Realizou e editou alguns documentários e curtas de ficção. Os seus filmes foram exibidos por todo o mundo.

Iris Zaki

Iris Zaki

Depois de vários anos na indústria dos media em Israel, Iris muda-se para Londres em 2009 para estudar cinema documental e estreia a sua primeira curta My Kosher Shifts no mesmo ano. Em 2013 começou um PhD em prática de documentário que explora a sua técnica inovadora de filmagem, baseada em comunidades fechadas. Atualmente está a trabalhar no próximo filme enquanto ensina documentarismo no Royal Holloway, Universidade de Londres.

Javier Sanz

Javier Sanz

Javier Sanz (Saragoça, Espanha 1983) mudou-se para Barcelona para estudar realização de cinema na ESCAC. Juntamente com os colegas de curso, co-realizou a longa metragem “Puzzle Love”, que participou no Festival Internacional de Cinema de San Sebastian e foi exibida na Rússia e no Brasil, assim como no Canal + em Espanha. É professor de escrita de argumentos e diretor publicitário para marcas de moda.

João Lafuente

João Lafuente

João José do Coito Lafuente, licenciado em Matemática Aplicada pela Universidade do Porto, exerceu a função de técnico de informática na Caixa Geral de Depósitos. Dedica-se à fotografia desde a adolescência tendo trabalhos seus publicados em livros e revistas. Participou em exposições coletivas e realizou exposições individuais e em co- autoria com Manuela Matos Monteiro. De entre as várias exposições produzidas pode-se destacar “Carnaval em Veneza”, “As Vindimas”, “A luz do Cristalino”, “ Istambul – Roteiro da melancolia”, “Tropicana/Matanzas”, “A Sul de Dakar”,“ Istambul e Lisboa – Roteiros da melancolia”, De entre outras intervenções destaca-se o trabalho também em co-autoria, sobre o Douro: fotografia oficial dos 250 anos da região demarcada, exposição sobre a região na Assembleia da República (“O Douro no Tejo com Siza Vieira, José Rodrigues e Gracinda Candeias), no Parlamento Europeu/Bruxelas, em Paris, Bordéus, em Maputo e na Beira (Moçambique), em várias zonas do Douro e no Porto. Dirige, desde outubro de 2013, com Manuela Matos Monteiro, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM, em Campanhã, no Porto.

João Martins

João Martins

João Martins (1977) é um músico e sonoplasta. Desde 1996, uma figura ativa da música experimental e improvisada, com uma vasta lista de colaborações nacionais e internacionais. Colabora com a companhia de teatro Visões Úteis (Porto), desde 1998, onde, além do trabalho de composição de bandas sonoras e sonoplastia para espetáculos de teatro, desenvolveu outros formatos de performance na paisagem. Colabora igualmente com serviços educativos de instituições culturais de referência. Desenvolveu, em trabalho com comunidades, audiowalks e instalações áudio onde explora as relações entre o território, a memória coletiva e biografias individuais. Estudou no Conservatório de Música de Aveiro, na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto e na Universidade Aberta, onde concluiu a licenciatura em Estudos Artísticos. Desempenha funções de docência na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE-IPP) e na Academia Contemporânea do Espetáculo (ACE).

José Da Silva Ribeiro

José Da Silva Ribeiro

Doutor em Ciências Sociais - Antropologia. Estudos Superiores em Cinema e Vídeo na Escola Superior Artística do Porto. Professor de Antropologia, Antropologia Visual, Media e mediações culturais na Universidade Aberta. Investigador do Centro de Estu-dos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta onde é Responsável pelo Grupo de Investigação Media e Mediações Culturais. Realizou trabalho de campo em Cabo Verde e nas periferias urbanas de Lisboa e Porto, no Brasil, em Cuba e na Argentina. Coorganizador da Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo, do Seminário Internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Coordenador da rede Imagens da Cultura / Cultura das Imagens. Colaborador do DIVERSITAS – USP. Professor visitante em Universidades Europeias e da América Latina.

José Costa Barbosa

José Costa Barbosa

José Carlos Barbosa tem formação em Fotografia, Cinema, Comunicação Vídeo e Multimédia e um Mestrado em Estudos de Cinema. É coordenador da secção de video online na Câmara Municipal de Lisboa. Atualmente é professor de Fotografia na Universidade Lusófona. É fotógrafo há mais de 30 anos, com múltiplos trabalhos em fotografia documental.

Liliana Sabina Lasprilla

Liliana Sabina Lasprilla

Liliana Sabina Lasprilla (Venezuela, 1987). Em 2009 começou a sua carreira na área da produção de projetos de ficção, na Escola de Cinematografia de Madrid (ECAM), onde começou a produzir as primeiras curtas-metragens.
Depois, nos seguintes anos, entre Espanha e Portugal, participou em vários filmes, desde grandes produções americanas a projetos com poucos meios, passando também pela organização de festivais de cinema.
Em finais de 2012, começou também a sua trajetória na área da produção de documentários com o projeto "Tánger Gool", de Juan Gautier, rodado entre Espanha e Marrocos e “Verbenas” de Ana Rodrigues, presente no Festival Bafici (AR) e Documenta Madrid (ES), entre outros. De regresso a Portugal, continuou a trabalhar na produção de documentários, área pela qual se apaixonou.
Atualmente é sócia da EDN – European Documentary Network e é a produtora da Pixbee desde 2014, onde é responsável pelo networking e pelo desenvolvimento de projetoscinematográficos. Até agora produziu os documentários “Irmãos” e “Special – a um mar de distância”, este último projeto em fase atual de pós-produção.

Lucas Manarte

Lucas Manarte

Lucas Manarte nasceu em Lisboa em 1980. Estudou harpa no Conservatório de Música Nacional. Completou um curso de três anos em Imagens em Movimento no ar.co (Centro de Comunicação Artística e Visual, Lisboa)

Luís Azevedo

Luís Azevedo

(Vila do Conde, 1980) licenciado em Estudos Portugueses. Crítico e cronista de cinema e tv em algumas publicações online. Colabora há mais de 10 anos com festivais de cinema.

Manuel González Álvarez

Manuel González Álvarez

Licenciado en sociologia pela Universidade Complutense de Madrid . Trabalhou em áreas de realização e produção de curtas-metragens e vários programas da TVG nos anos oitenta. Participou na investigaçãon e catalogação da memória audiovisual da emigração galega com diversas publicações e trabalhos. Entre outros, publicou o livro: “Documentos para la Historia do cine en Galicia” (1970-1990,). Criador e diretor da Escola de Imaxe e Son de A Coruña (1990-1998). Criador e diretor da Axencia Audiovisual Galega da Consellería de Cultura e Deporte de la Xunta de Galicia (2005-2009). Impulsionou novos projetos como Cinemas Dixitais, Flocos TV (Prémio Mestre Mateo 2009), ou Memória do século XX. Professor no Máster de produción e xestión audiovisual da Universidade de Coruña e La Voz de Galicia (1998-2016) . Participou en inúmeros eventos, festivais e mostras audiovisuais, assim como em conversas e colóquios em foros nacionais e internacionais. Foi Prémio de honra “Mestre Mateo” en 2013, “pola súa contribución ao desenvolvemento da industria audiovisual galega”. Atualmente trabalha como professor de História no IES Concepción Arenal do Ferrol, gere o canal “Cliphistoria” e colabora como assesor e criador de conteúdos en “Fálame de San Sadurniño”.

Manuela Matos Monteiro

Manuela Matos Monteiro

Manuela Matos Monteiro tem formação em Filosofia e Psicologia sendo co-autora de livros de Psicossociologia, Psicologia e autora de livros de Pedagogia, Metodologia de Projeto entre outros (Porto Editora). Dirigiu durante anos a revista 2:PONTOS e foi coordenadora do site NetProf. Dedica-se à fotografia há vários anos, participando com os seus trabalhos em exposições colectivas e individuais. O seu trabalho tem sido reconhecido através de prémios obtidos em diversos concursos de fotografia, de que se destaca o 1º prémio no concurso internacional “La femme et la vigne”. Tem trabalhos publicados em livros e revistas. De entre as diferentes intervenções pode-se destacar o trabalho em coautoria com João Lafuente, sobre o Douro. Desde 2011 desenvolve experiências com um smartphone explorando as potencialidades do dispositivo que capta e edita fotografias. Teve trabalhos selecionados e expostos em Los Angeles, Kansas City, Miami, Tokyo, Berlim, Florença, Verona entre outras. Realizou duas exposições individuais: no Ecomuseu de Montalegre (2012) e a exposição “Contemplação” na Casa Museu Abel Salazar (dezembro 2014). Uma das suas “Self(ie) evidence” obteve o 1º prémio na categoria de autorretrato no concurso MPA de 2014, o mais prestigiado prémio em fotografia mobile. Dirige, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM em Campanhã, Porto.

Manuela Penafria

Manuela Penafria

Manuela Penafria é professora nos cursos de licenciatura e mestrado em Cinema na UBI-Universidade da Beira Interior. É doutorada pela UBI e investigadora do Labcom.IFP (www.labcom.ubi.pt). Co-editora da Revista DOC On-line (www.doc.ubi.pt) e membro coordenador do GT "Teoria dos Cineastas", da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento.

Margarida Cardoso

Margarida Cardoso

Nasceu em Tomar, Portugal (1963) e viveu em Moçambique até 1975. Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na escola António Arroio, em Lisboa. Trabalhou vários anos em França e Portugal como fotógrafa e assistente de realização. Desde 1995 que desenvolve um trabalho muito pessoal entre a ficção e o documentário. Foi premiada com o “Léopards de Demain” no 52º Festival de Locarno e a sua primeira longa metragem “A Costa dos Murmúrios” estreou no Festival de Veneza – Venice Days, 2004. Nos últimos anos afirmou-se como um dos nomes mais consistentes do cinema português. "Natal 71" , "Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema" , “A Costa dos Murmúrios” e a sua última longa metragem “Yvone Kane” têm em comum o interesse pela temática colonial e pós-colonial, numa perspectiva muito singular, explorando a memória, a perca e a culpa. Em 2005 recebeu a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. Assistente de realização de Inês de Medeiros e Edgar Pêra. A Costa dos Murmúrios (2004) tornou-se o seu filme mais conhecido. Na Universidade Lusófona de Lisboa é professora de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. É tutora no mestrado Docnomads.

Márcio Laranjeira

Márcio Laranjeira

Márcio Laranjeira estudou cinema em Portugal e documentário cinematográfico na Argentina. Desde então tem explorado uma aproximação pessoal ao subgénero novela documental nas curtas que realizou. Os seus filmes revelam conflitos geracionais e inter-relacionais, oferecendo o ponto de vista daqueles de quem se aproxima, tornando-os atores dos seus próprios quadros emocionais.

Olga Ramos

Olga Ramos

Olga Ramos (1967) completou o curso de cinema na Escola Superior de teatro e Cinema (ESTC) em Lisboa. Em 1994 recebeu uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian incluída no Programa Europeu “Visions: directing documentary”, tutelado por Michael Rabiger em Berlim, Praga e Amsterdão. De 1992 até 2011, Olga realizou e editou vários projetos de documentários de cinema, instalações de arte de vídeo e vídeos de dança moderna. Um de seus mais recentes documentários, intitulado "Dificilmente o que habita perto da origem abandona o lugar", apresenta o artista e escultor Alberto Carneiro e foi selecionado para o festival de cinema Doclisboa.

Patrick Séraudie

Patrick Séraudie

Patrick Séraudie nasceu em Brive-la-Gaillarde em 1960. Vive e trabalha na região do Limousin. Realizou mais de vinte documentários no seio da companhia de produção Pyramide, que fundou em 1988, e da qual assumiu a gestão até 2008. Também produziu cerca de sessenta filmes documentários, incluindo vários primeiros filmes. Participou nas Formações Produire en Région a partir de 1995 e Eurodoc em 1999. Foi membro suplente da comissão seletiva do CNC de 2005 a 2008, Membro da comissão documentaire da região Limousin de 1998 a 2002 e membro da comissão documentaire da região Midi - Pyrénées desde 2007. Desde 2008, dedica-se à realização.

Pedro Macedo

Pedro Macedo

Pedro Macedo nasceu em Lisboa em 1977. Iniciou o seu percurso académico na Escola Profissional de Imagem. Graduou-se em Cinematografia na Escola Superior de Teatro e Cinema. Foi responsável pela imagem de programas como “No Sofá Vermelho” (SIC), “Sociedade das Belas Artes” (SIC Notícias) e “Pop Up” (RTP2). Dirigiu, para televisão, os projetos “Laboratório” (SIC Notícias), “Tradições” (SIC Notícias), “Câmara Clara” (RTP2) e “Entre Imagens” (RTP2). Realizou o documentário “Enxoval”, distinguido em 2013 no Festival Temps d'Images com o prémio para melhor filme português sobre arte. Fundou a Framed Films em 2008. Mantém a sua atividade como realizador e diretor de fotografia freelancer.

Pedro Sena Nunes

Pedro Sena Nunes

Realizador, programador cultural e professor na área da criação artística, cinema documental e cinema experimental, realizou diversos filmes com apoio do ICA/RTP - documentários, ficções e spots publicitários. Co-director artístico da Vo'Arte, co-fundador da Companhia Teatro Meridional, é consultor e coordenador de diversos projectos culturais. Integrou as equipas dos projectos europeus Fragile, Unlimited e European Video Dance Heritage (EVDH). Co-dirige os Festivais Internacionais InShadow, InArte e InMotion - Cinema e Dança, e programa os Olhares Frontais dos Encontros de Cinema Viana há 15 anos, colabora com o Festival Filmes do Homem. O seu projecto artístico centra-se cada vez mais numa prática com dimensão social através do cruzamento de pessoas com necessidades especiais e artistas profissionais. Há 24 anos que se dedica intensamente à área pedagógica, dirigindo laboratórios dedicados à criação e à experimentação, tanto documental, como ficcional, lecciona nas áreas de realização cinematográfica, narrativas transdisciplinares e relação da performance com as tecnologias na ESTAL, IPA, SOU e EscreverEscrever. No Mestrado de Cinema Documental da ESMAE (Porto) lecciona há 8 anos e é coordenador pedagógico na ETIC há 18 anos, escola onde foi director criativo, e colabora agora na implementação dos novos cursos HND certificados pela maior entidade educativa do mundo: Pearson. Orquestrador e encenador de diversos projectos teatrais, coreográficos e performáticos, foi inúmeras vezes premiado pelos seus trabalhos cinematográficos, fotográficos e transdisciplinares em Portugal e no estrangeiro. Co-criou o projecto Geração Soma, apoiado pelo Programa PARTIS - Integração social através das práticas artísticas, da Fundação Calouste Gulbenkian. Actualmente é doutorando na Universidade de Lisboa (UL) em artes performativas e imagem em movimento, é investigador do GECAPA nas áreas experimentais de cruzamento entre corpo e imagem, e filma o seu novo projecto documental.

Rama Jarmakani

Rama Jarmakani

Rama Jarmakani (30) escapou da Síria para a Alemanha há 2 anos.
De regresso à Síria, trabalhou para a BBC e Al-Jazeera. Agora vive em Berlim e trabalha como jornalista freelancer para, entre outros, o jornal on-line Bento, BBC (arábe) e colabora com os produtores-Berlim, responsáveis pela #MyEscape. Ela apoia a empresa como tradutora e jornalista para vários projetos sobre refugiados e cultura Síria em Berlim.

Renato Amram Athias

Renato Amram Athias

Renato Athias é coordenador geral do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.

Sharon Ryba-Kahn

Sharon Ryba-Kahn

A realizadora Francesa-Israelita nasceu em Munique em 1983. Sharon passou os primeiros 14 anos em Munique, antes de se mudar para Jerusalém em 1997 quando a sua mãe foi nomeada correspondente no Médio Oriente para a revista Focus. Em 2001completou o liceu Francês em Jerusalém e foi para Paris estudar representação. Continuou os estudos de teatro em Nova Iorque no New Actor’s Workshop sob a direção de Mike Nichols (the Graduate). Ainda em Nova Iorque, começou a encenar peças de teatro. Depois de trabalhar como atriz e encenadora em várias produções teatrais, decidiu continuar a sua educação na New York Film Academy, onde estudou Produção. Em 2007, Sharon mudou-se para Berlim e começa a trabalhar freelance na indústria cinematográfica como diretora de casting e atriz. Em 2009, paralelamente ao seu trabalho, iniciou os estudos académicos e graduou-se com um Mestrado em Antropologia Visual em 2013. O maior impacto na sua vida foi o tempo passado em Jerusalém. Por esta razão, “Hakara”, a sua estreia como realizadora, nunca poderia falar de outra coisa senão as vidas dos seus habitantes.

Sérgio Brás d'Almeida

Sérgio Brás d'Almeida

Sérgio Braz d’Almeida, Formado em Cinema e Vídeo pela ESAP (Porto) estudou na FAMU (Rep. Checa) como bolseiro da FCFE; Estudou Documentary film na USC School of cinematic arts. (Los Angeles) Frequentou o curso de encenação GULBENKIAN e o curso de pintura na AR.Co.
Como realizador conta com duas curtas metragens: “Corações Plásticos” e “Satélites”, realizou vídeos de palco para a banda Humanos. Tem vindo maioritariamente a exercer a actividade de director de fotografia para cinema e televisão.

Tiago Afonso

Tiago Afonso

Licenciou-se em Cine-Vídeo na ESAP, fez a formação dos ateliers Varan no Programa Gulbenkian de Criatividades e Criação Artística, acompanhou o Seminário de Jean Rouch "Anthropologie et Cinema" na Cinemateca Francesa e concluiu o mestrado em cinema documental da ESMAE-IPP. Tem como actividade principal a realização de filmes de pendor documental, tendo realizado filmes de intervenção e reflexão política, mas também obras de cariz autobiográfico e experimental. Realizou ainda vários trabalhos de instalação-vídeo. Colabora e também trabalha como técnico (câmara, som, montagem) para filmes de outros realizadores - Rodrigo Areias, Regina Guimarães, Ricardo Leite, Catarina Alves Costa, Saguenail, André Gil Mata, Paulo Abreu, Amarante Abramovici… Leciona na Licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto, além de orientar formações intensivas nas áreas de introdução à linguagem cinematográfica ou em cinema directo (documentário). Trabalha também com frequência com companhias de teatro. Como programador, além de vários ciclos temáticos de cinema, colaborou com o 5º Panorama do Documentário Português e integra a equipa de programação do Sabor do Cinema, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Xurxo Chirro

Xurxo Chirro

Xurxo Chirro (A Guarda, España, 1973) é licenciado em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela. Trabalhou para a Axencia Audiovisual Galega e a AGADIC, organismos da Xunta de Galicia. Crítico de cinema, colaborou com vários jornais e revistas. Guionista e realizador dos documentários Os señores do vento (2008), 36/75 e 13 Pozas (2009), Cellular Movie (2010) e Vikingland (2011).