Filmes do Homem

mdoc festival
jean loup passek

Júri

Prémio Jean-Loup Passek

manuela penafria

Manuela Penafria . Presidente do Júri

Manuela Penafria é professora nos cursos de licenciatura e mestrado em Cinema na UBI-Universidade da Beira Interior. É doutorada pela UBI e investigadora do Labcom.IFP (www.labcom.ubi.pt). Co-editora da Revista DOC On-line (www.doc.ubi.pt) e membro coordenador do GT "Teoria dos Cineastas", da AIM-Associação dos Investigadores da Imagem em Movimento.

margarida cardoso

Margarida Cardoso

Nasceu em Tomar, Portugal (1963) e viveu em Moçambique até 1975. Estudou Imagem e Comunicação Audiovisual na escola António Arroio, em Lisboa. Trabalhou vários anos em França e Portugal como fotógrafa e assistente de realização. Desde 1995 que desenvolve um trabalho muito pessoal entre a ficção e o documentário. Foi premiada com o “Léopards de Demain” no 52º Festival de Locarno e a sua primeira longa metragem “A Costa dos Murmúrios” estreou no Festival de Veneza – Venice Days, 2004. Nos últimos anos afirmou-se como um dos nomes mais consistentes do cinema português. "Natal 71" , "Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema" , “A Costa dos Murmúrios” e a sua última longa metragem “Yvone Kane” têm em comum o interesse pela temática colonial e pós-colonial, numa perspectiva muito singular, explorando a memória, a perca e a culpa. Em 2005 recebeu a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique. Assistente de realização de Inês de Medeiros e Edgar Pêra. A Costa dos Murmúrios (2004) tornou-se o seu filme mais conhecido. Na Universidade Lusófona de Lisboa é professora de Cinema, Vídeo e Comunicação Multimédia. É tutora no mestrado Docnomads.

renato athias

Renato Amram Athias

Renato Athias é coordenador geral do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1975), mestrado em Etnologia - Universidade de Paris X, (Nanterre) (1982) com a dissertação sobre a Noção da Identidade Étnica na Antropologia Brasileira. Doutorou-se em Etnologia pela mesma Universidade (1995). Realizou estudos na área de mídia e televisão na Universidade de Southampton (Reino Unido). Atua como coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (NEPE) da UFPE e, é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE. Atualmente coordena o Laboratório de Antropologia Visual do Núcleo Imagem e Som & Ciências Humanas da UFPE.

Tiago Afonso

Tiago Afonso

Licenciou-se em Cine-Vídeo na ESAP, fez a formação dos ateliers Varan no Programa Gulbenkian de Criatividades e Criação Artística, acompanhou o Seminário de Jean Rouch "Anthropologie et Cinema" na Cinemateca Francesa e concluiu o mestrado em cinema documental da ESMAE-IPP. Tem como actividade principal a realização de filmes de pendor documental, tendo realizado filmes de intervenção e reflexão política, mas também obras de cariz autobiográfico e experimental. Realizou ainda vários trabalhos de instalação-vídeo. Colabora e também trabalha como técnico (câmara, som, montagem) para filmes de outros realizadores - Rodrigo Areias, Regina Guimarães, Ricardo Leite, Catarina Alves Costa, Saguenail, André Gil Mata, Paulo Abreu, Amarante Abramovici… Leciona na Licenciatura de Comunicação Audiovisual e Multimédia da Universidade Lusófona do Porto, além de orientar formações intensivas nas áreas de introdução à linguagem cinematográfica ou em cinema directo (documentário). Trabalha também com frequência com companhias de teatro. Como programador, além de vários ciclos temáticos de cinema, colaborou com o 5º Panorama do Documentário Português e integra a equipa de programação do Sabor do Cinema, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves

Xurxo Chirro

Xurxo Chirro

Xurxo Chirro (A Guarda, España, 1973) é licenciado em História da Arte pela Universidade de Santiago de Compostela. Trabalhou para a Axencia Audiovisual Galega e a AGADIC, organismos da Xunta de Galicia. Crítico de cinema, colaborou com vários jornais e revistas. Guionista e realizador dos documentários Os señores do vento (2008), 36/75 e 13 Pozas (2009), Cellular Movie (2010) e Vikingland (2011).