Fora de Campo é a designação do Curso de Verão que vai ocorrer durante FILMES DO HOMEM – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.
Será um encontro de reflexão, debate e desenvolvimento de pesquisa e práticas criativas no âmbito das Ciências Sociais, das Artes e das Ciências da Comunicação, em torno do tema Identidade e Memória homenageando Jean Rouch no Centenário de seu nascimento e evocando sua presença em Portugal e a sua influência no cinema português e no cinema do mundo. O curso resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual em colaboração com a Fundação Jean Rouch, os Ateliers Varan e as Universidades e Grupos de Investigação/Pesquisa de Portugal, França e Brasil.
São objetivos do Fora de Campo: a aproximação das abordagens artísticas, tecnológicas e das ciências sociais e humanas ao cinema; a colaboração entre Redes e Grupos de Investigação/Pesquisa que participam no Festival; o envolvimento da população local nas atividades realizadas no Curso e no Festival e contribuir para a afirmação da cultura popular como fonte de aprendizagem e desenvolvimento local.
O Fora de Campo é estruturado em diversas atividades teóricas, teórico-práticas e práticas. O calendário será dividido entre conferências e seminários, workshops, apresentação de projetos, trabalho de campo e visionamento dos filmes exibidos no âmbito do festival FILMES DO HOMEM.
O FORA DE CAMPO 2018 presta homenagem a Jean Rouch – no ano centenário de seu nascimento, relevante figura do cinema e da antropologia e que deixou marcas no cinema português e do mundo.
A participação no Curso de Verão Fora de Campo é aberta a todas as pessoas, adaptando-se os trabalhos a realizar durante o Curso aos conhecimentos teóricos e práticos do participante. Todos os participantes são convidados a produzir conteúdos audiovisuais resultantes da aplicação dos princípios teóricos e práticos trabalhados durante o curso. Todos os participantes receberão um certificado de participação.
Os participantes que desejarem deste modo envolver-se ativamente no curso poderão também requerer a sua Creditação para efeitos curriculares. Neste caso, o seu trabalho será sujeito a uma avaliação por parte da Coordenação do Curso. Os parâmetros e objetivos da avaliação serão trabalhados em conjunto com o participante, de acordo com as suas competências prévias, sendo o trabalho apresentado em formato de portfólio, que inclui exercícios do curso e relatórios de progresso.
Ciências Sociais, Artes e Ciências da Comunicação
José da Silva Ribeiro
José da Silva Ribeiro / Daniel Maciel / Patrícia Nogueira / Alice Fátima Martins do Grupo de Estudos de Cinema e Narrativas Digitais da AO NORTE e a Colaboração de Alice Fátima Martins da Faculdade de Artes Visuais e Izabela Tamaso da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás, de Denise Machado Cardoso VISAGEM - Grupo de Pesquisa em Antropologia Visual e da Imagem da Universidade Federal do Pará e de Bernard Despomadères, Aliança Francesa.