/Oficina.02

01 ...05 agosto

Oficina de documentário

Vamos fazer
um Filme?

Felipe M. Guerra
em colaboração com a Fora de Campo Filmes

Local: Escola Secundária de Melgaço

Objetivo

O objetivo principal da Oficina de Documentário é despertar o interesse pela linguagem cinematográfica, pela produção audiovisual e pela narrativa do documentário. Os participantes conhecerão as etapas de produção de documentários independentes de baixo orçamento e poderão experimentar a produção audiovisual como meio de expressar as suas visões e opiniões sobre questões relacionadas com a sua vivência ou com a história e a cultura de Melgaço.

Público-Alvo

Jovens entre 14 e 16 anos

Desenvolvimento

O conteúdo das aulas será teórico, técnico e prático

Teoria

História do filme documentário, análise da linguagem audiovisual, características técnicas e narrativas do documentário.

Técnica

Capacitação sobre as diferentes funções de uma equipa de cinema. independente – direção, produção, argumento, fotografia, som, edição, entre outras.

Prática

Produção de um documentário.

Calendarização

Dias 1 a 5 de agosto de 2022


Inscrições

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia.

inscrição
felipe m. guerra

Formador

Felipe M. Guerra

Felipe M. Guerra é jornalista e cineasta nascido no Brasil. Iniciou a sua carreira com filmes independentes realizados em vídeo na década de 1990. Desde então, aventurou-se por vários géneros (horror, comédia, documentário) e teve os seus trabalhos exibidos em festivais como Fantasporto, em Portugal, e Sitges, em Espanha. Mais recentemente, dedicou-se à produção de documentários sobre realizadores de culto como o produtor norte-americano Roger Corman e os cineastas italianos Luigi Cozzi e Ruggero Deodato. Este último, chamado “Deodato Holocaust” (2019), foi lançado comercialmente na Europa e nos Estados Unidos. Entre 2014 e 2019 foi gerente e programador da sala de cinema do Cine Santander Cultural, uma das mais importantes do Sul do Brasil. Em Portugal desde 2019, Felipe integra atualmente a equipa de formadores dos projetos CINEpoesia e Os Lumière na Sala de Aula, desenvolvidos pela AO NORTE, Associação de Produção e Animação Audiovisual.