Plano Frontal

• Docs 2019 •

Estreias

ALMA DA TERRA SOUL OF THE EARTH

mdoc plano frontal

Nídia Nascimento | Portugal, 2021, 35'


A amplitude e a diversidade fisiográfica que caracterizam a fronteira de Melgaço ofereceram múltiplas possibilidades de passagem na época do contrabando e da emigração a salto. E é neste lugar mítico que nascem as raízes de uma artista multifacetada. Madalena Lima contagia-nos pela sua inteligente, expressiva e irónica forma de ser. A sua obra celebra tradições e oportunidades, assim como desvela contradições e fragilidades, experiencia novas técnicas sem negligenciar o conceito. Ao contar a sua história entramos em simbiose com os marcos que imprimem uma identidade única a esta terra minhota

  • Intervenientes: Madalena Lima
  • Imagem: Lucas Fidalgo, Nídia Nascimento
  • Som: Paulo Duarte
  • Colaboração: Hugo Sousa
  • Montagem: Nídia Nascimento
mdoc plano frontal
Biografia do Grupo
Lucas Fidalgo, Nídia Nascimento e Paulo Duarte conheceram-se durante as filmagens da curta-metragem "Horizonte Artificial" em Coimbra. Entre eles foi crescendo uma sinergia que os levou a procurar mais oportunidades na área do Cinema. Lucas como responsável pela imagem, Nídia pela realização e Paulo pelo som, quis então os destinos, que se juntassem novamente na Residência de Cinema do MDOC. A esta equipa juntou-se ainda Hugo Sousa da Residência de Fotografia, sentindo essa sinergia de grupo, aceitou a proposta para ser assistente da equipa

AOS NETOS QUE DEUS NOS DEU TO GOD’S GRANDCHILDREN

mdoc plano frontal

Filipe Nunes Branco e Inês T. Alves | Portugal, 2021, 28'


Os dias quentes de verão da Daniela são ocupados em brincadeiras com a amiga, que sugerem aquelas de um tempo não tão distante de quando eram crianças. A partir do diário poético da avó Gininha são lembrados momentos da vida da neta Daniela, enquanto ambas tentam ultrapassar a distância temporal que as separa. O retrato de uma ruralidade em mudança, que é povoado de memórias envolvidas pelos modos de vida contemporâneos.

  • Intervenientes: Virgínia Gonçalves, Daniela Gonçalves e Juliana Pires
  • Imagem: Inês T. Alves
  • Som: Filipe Nunes Branco
  • Montagem: Filipe Nunes Branco e Inês T. Alves
mdoc plano frontal
Biografia do Grupo
Inês T. Alves estudou Narrativas Culturais e Cinema Documental na Universidade das Artes em Londres (bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian). O seu mais recente documentário de curta-metragem “No Ângulo das Ruas” ganhou o prémio Cinema Novo no Porto/Post/Doc. Filipe Nunes Branco tem-se dedicado ao cinema etnográfico e experimental. Tem trabalhado de forma independente e o seu último filme “A vida aqui, está vista? estreou no festival Visions du Réel, em 2018. Inês T. Alves studied Cultural Narratives and Documentary Film at the University of the Arts London (Calouste Gulbenkian Foundation’s Scholarship). Her latest short documentary, Around Corners, won the New Cinema Award in Porto/Post/Doc Festival. Filipe Nunes Branco has dedicated himself to ethnographic and experimental cinema. He’s been developing his films independently and his last film “Life out there has it been seen?” premiered at Visions du Réel 2018.

LINHA FLUIDA FLUID LINE

mdoc plano frontal

Kopal Joshy | Portugal, 2021, 12'


Linha fluida é uma recolecção de uma de muitas histórias testemunhadas no Rio Minho no seguimento do difícil período da ditadura em Portugal.

  • Imagem: Pedro Mibielli
  • Som | Edição | Mistura de Som: José Bica
  • Montagem: Kopal Joshy
mdoc plano frontal
Biografia do Grupo
Kopal Joshy, realizadora e diretora de fotografia indiana nascida em 1993, licenciou-se em produção de vídeo digital na Srishti School of Art, Design and Technology na Índia (2015) e terminou o mestrado em realização de documentário DocNomads (Erasmus Mundus) entre Portugal, Hungria e Bélgica (2018). Com vários filmes realizados durante o seu percurso no ramo do cinema, está neste momento a concluir a sua primeira longa-metragem documentário "Somos Dois Abismos", uma coprodução com a Terratreme filmes.
José Bica, engenheiro de som e músico português nascido em 1989, licenciou-se em Ciência e tecnologias do som (2015) pela Universidade Lusófona de Lisboa - Humanidades e tecnologias e concluiu mestrado em artes musicais (2017) na Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Especializado em espaços sonoros imersivos, ele tem trabalhado ativamente para cinema, televisão e streaming, em som e música para imagem em movimento.
Pedro Peruzzo Mibielli, nasceu em Porto Alegre (Brasil) em 1994, atualmente vive em Lisboa, estudou Cinema e Televisão na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação. O seu trabalho como cineasta foca-se na realização de cinema documental.

UM QUILÓMETRO ACIMA ONE KILOMETER UP AHEAD

mdoc plano frontal

Sérgio Ferreira | Portugal, 2021, 15'


No coração da comunidade de Melgaço, enraizada ao passado pelas suas tradições, passadas de geração em geração, surge uma adversidade contemporânea. Na resistência contra as mudanças climáticas vive-se a ambição de uma vinha, plantada a uma altura nunca antes alcançada, num lugar inóspito, mas com sabor a esperança.

  • Intervenientes: Miguel e Flávio
  • Direção de Fotografia: Rodrigo Oliveira
  • Montagem: Sérgio Ferreira, Rodrigo Oliveira, António Gonçalves
  • Captação e Mistura de Som: António Gonçalves
mdoc plano frontal
Biografia do Grupo
Sérgio, António e Rodrigo conheceram-se na ETIC. Sérgio Ferreira finalizou o curso em Realização e frequenta atualmente a Escola Superior de Teatro e Cinema, no ramo de Montagem. Rodrigo Oliveira terminou o curso de edição de vídeo, e agora filma e faz pós-produção de vídeo, de documentário e de videoclipe. António Gonçalves também completou o curso em edição de vídeo e atualmente trabalha maioritariamente em animação e documentário. Apesar de terem frequentado diferentes cursos na ETIC, colaboraram os três na curta-metragem documental Terra Fértil, que os levou ao festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra, e ao festival Encontros de Cinema, em Viana do Castelo.