/Oficina.04

Museu de Cinema de Melgaço
graça gomes

Oficina de cinema de animação

Aprender em Filmes

APRENDER EM FILMES é um projeto desenvolvido desde 2001 pelo Cine Clube de Viseu, consistindo na realização de filmes de animação em contextos educativos, formais e informais.
Cada filme integra um conjunto de oficinas que, utilizando o cinema de animação através de diferentes técnicas (pixilação, marionetas de papel recortado e de plasticina, desenhos animados no quadro preto, etc), proporcionam um trabalho organizado em conjunto com alunos e professores.
Os resultados do projeto têm conquistado presença assídua em encontros e Festivais de Cinema, nacionais e internacionais.
NO MDOC 2021 propomos uma evocação à coleção do Museu do Cinema de Melgaço e à personalidade de Jean-Loup Passek.


Público-Alvo

  • Promover a interdisciplinaridade: enquadrar várias áreas curriculares e não curriculares
  • Proporcionar a oportunidade de construir os seus próprios instrumentos pedagógicos e de os partilhar com outras escolas (o filme como instrumento pedagógico)
  • Potenciar o manuseamento direto das tecnologias de informação e comunicação por parte dos alunos
  • Utilizar o cinema de animação como instrumento de motivação para novos conteúdos, programas curriculares, e interesse geral para a escola.

Público-Alvo

Alunos do 1.º, 2º e 3ª Ciclo do Ensino Básico

Calendarização

A definir

Inscrições

Participação gratuita, sujeita a inscrição prévia.

Ficha de Inscrição

Metodologia

Cada filme é realizado durante dez a doze sessões, num total de 20 horas.
Como ponto de partida, são analisadas as várias técnicas de cinema de animação.
Explorar-se-ão com os participantes as diversas etapas para a realização de um filme, desde o trabalho sobre o tema, o eventual desenvolvimento de personagens e adaptação de uma história, à animação e sonorização.
As sessões serão orientadas de forma a construir um processo e um produto partilhado, tirando partido das contribuições de cada formando, desde o trabalho plástico de construção de cenários, adereços e personagens, animação e por fim a filmagem.

Graça Gomes

Formadora

Graça Gomes

Realizadora, é a responsável pela coordenação dos alunos neste projeto. Trabalha desde 1988 em cinema de animação nas áreas de publicidade e curtas-metragens de animação, colaborando com diversos estúdios e produtoras (Opticalprint, Animais, Ao Romper da Bela Aurora, Animanostra, Alfândega Filmes, Filmógrafo). Realizou vários filmes didáticos de animação para as séries televisivas “Rua Sésamo” e Jardim da Celeste”. Entre 1993\2001 frequentou um estágio profissional de formação Franco-Português em desenho e volume animado e vários «Cartoon Masters» organizados pela associação europeia de Animação. Concluiu, em 2012, a realização da série de cinema de animação “Brincarolas”, projeto da sua autoria, financiado pelo ICA.