05 Agosto

IV Kino Meeting

Outros Públicos

Agrupamento de Escolas de Melgaço
kino meeting

Outros Públicos

Gilbert Seldes (1960) afirma que não existe iliteracia no Cinema. O argumento do autor sustenta-se na ideia de que todos espectadores são capazes de interpretar a linguagem cinematográfica e de compreender objetos, locais e personagens, familiares ou imaginários, de acompanhar as histórias narradas, mesmo quando o filme recorre a elipses temporais, deslocações geográficas e a desenvolvimentos narrativos inesperados. Além disso, o Cinema apresenta um considerável potencial educativo, quando usado como instrumento de transmissão de conhecimentos e de conteúdos específicos. De certa forma, podemos compreender que o Cinema alarga a experiência educativa do público e, por isso, contribui para expandir a literacia do público.

Mas se as histórias narradas ou os conteúdos comunicados são interpretados facilmente pelos espectadores, existem inúmeros recursos conotativos que requerem uma análise para além da superfície das imagens e dos sons. A semântica das imagens em movimento e a sua justaposição estão imbuídas de múltiplas significações e apresentam a necessidade de uma literacia visual específica que se debruça sobre uma interpretação aprofundada, da desconstrução dos recursos narrativos, e que requer uma pedagogia específica.

Comumente associada a um público infantil, a literacia fílmica deve estender-se por isso a outros públicos, públicos muitas vezes desconsiderados pelos serviços educativos e que podem beneficiar do Cinema enquanto espaço de interpretação e de expressão. Projetos de literacia cinematográfica destinados a crianças e adultos com deficiências físicas ou mentais, públicos marginalizados ou em risco podem contribuir para a pluralidade cultural e educação cinematográfica, ampliando o espectro de públicos e favorecendo a partilha de conhecimentos e de valores a partir do Cinema.

O desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso a equipamentos e a processos de construção de filmes e a experiência empírica reveste cada projeto de um interesse acrescido, abrindo um caleidoscópio de interpretações do Mundo a partir das perspetivas e sensibilidades de quem produz os filmes, a partir da posição de espectadores que por vezes se tornam também criadores, de destinatários considerados outros públicos.

À semelhança das edições anteriores, a participação é gratuita mas sujeita a inscrição prévia.

Inscrição

Seldes, Gilbert. Communications revolution. In Carpenter and McLuhan (Eds.) Exploration in communication. Boston: Beacon Pr., 1960.


Programa

05 Agosto . Quinta-Feira

Hora Atividade Local
09h30 Apresentações e notas introdutórias Agrupamento de Escolas de Melgaço
Outros Públicos: criar, inovar
09h45 Jurek Sehrt - Deutsche Kinemathek (Alemanha) (via Zoom) Agrupamento de Escolas de Melgaço
10h15 Josélia Neves - Universidade de Aveiro (Portugal) (via Zoom) Agrupamento de Escolas de Melgaço
10h45 Daniel Maciel - AO NORTE (Portugal) Agrupamento de Escolas de Melgaço
11h15 Abi Feijó - Casa Museu de Vilar (Portugal) Agrupamento de Escolas de Melgaço
Pandemia: prosseguir
11h45 Conversa entre participantes sobre como continuar a desenvolver atividades educativas e lidar com os constrangimentos impostos pela pandemia da Covid-19. Agrupamento de Escolas de Melgaço