Scroll To Top

29

Julho 2019

...15

Julho 2020

Museu de Cinema de Melgaço

/Exposição.02

120x160
Le Jardinier (L’ Arroseur Arrosé), 1896

120x160


Exposição comissariada por Bernard Despomadères . Madalena Lima

120 x 160 centímetros é a dimensão do primeiro cartaz de cinema, de que o do Cinématographe Lumière constitui um paradigma. Este cartaz convidava a uma experiência singular : o visionamento de um programa variado de uma dezena de filmes, obra dos Irmãos Lumière e do seu cinematógrafo, do qual a posteridade reteve um título, « L’Arroseur Arrosé », justamente nele representado.

Nascia o cinema e com ele os seus cartazes.

Instalou-se assim uma circularidade entre a imagem em movimento e a fixa, cuja função primordial é vender a primeira, constituindo-se também como um dos seus prolongamentos e com ela estabelecendo, em certos casos, um fascinante diálogo.

E o formato dito 120 x 160 permaneceu até aos nossos dias, continuando a ser o mais utilizado. É ele o protagonista desta exposição.

Os cartazes aqui expostos, testemunhas silenciosas e encantantórias de uma História que narram, a do cinema (das artes, das ideias, das técnicas), constituem um belo e, para alguns, porventura raro acervo, reunido paciente e amorosamente por Jean-Loup Passek ao longo de uma vida.

Para o prazer de todos nós.

  • Data: 29 Julho / 15 Julho 2020
  • Local: Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek