Scroll To Top
mdoc filmes do homem

Mdoc

Apresentação

MDOC-Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço, Associação AO NORTE e pela FORA DE CAMPO FILMES, pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre o território.

MDOC/2019 é marcado por alguns eixos principais:

  • Mostra dos documentários candidatos ao prémio Jean Loup Passek. São selecionados filmes que mostram o ponto de vista do autor sobre questões sociais, individuais e culturais relacionadas com identidade, memória e fronteira.
  • Organização do Curso de Verão Fora de Campo, um encontro de reflexão, debate e desenvolvimento de pesquisa e práticas criativas no âmbito do Cinema, das Ciências Sociais, das Artes e das Ciências da Comunicação, em torno do tema Identidade e Memória-Narrativas contemporâneas.
  • Realização do Plano Frontal, residência cinematográfica e residência fotográfica que, em cada edição do Festival, produz documentários e projetos fotográficos sobre a região.
  • Kino Meeting: um encontro internacional de serviços educativos de cinema.
  • Quem somos os que aqui estamos?, um projeto que interroga o espaço geográfico e a sociedade local, este ano dedicado a Prado e Remoães, freguesia do concelho de Melgaço.